Assim como a maioria dos esportes aeróbicos, o ciclismo consegue trazer muitos benefícios para a saúde do praticante
Um esporte para praticar em família, com diversos benefícios para a saúde do corpo humano, é a famosa pedalada. Muitas pessoas não sabem, mas andar de bike consegue trazer até mesmo uma melhora significativa na qualidade do sono. Para realizar esse esporte, não é preciso de muito, apenas da convencional bicicleta e, é claro, de equipamentos de proteção, que são indispensáveis em qualquer esporte.
Sendo uma atividade de menor impacto quando comparada a outros esportes de queima de calorias intensivas, como as corridas, por exemplo, o ciclismo é considerado a porta de entrada para qualquer pessoa que deseja sair do sedentarismo, algo que vem pegando de jeito milhares de brasileiros — na maioria, os jovens, que ficam muito tempo atrás das telas dos computadores, seja jogando, seja trabalhando.
Colocando o corpo em dia: benefícios do ciclismo
O primeiro passo para começar a entrar em forma é se dedicar a praticar algum esporte. Logo em seguida, as famosas dietas e a reeducação alimentar são fatores cruciais que determinarão se a pessoa conseguirá atingir o corpo desejado.
A prática do ciclismo pode ajudar com tudo isso, afinal, segundo estudos realizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, aproximadamente 82% dos entrevistados realizam a famosa pedalada por até 5 vezes na semana. Os dados também trouxeram que apenas 38,4% usavam a bicicleta como principal meio de locomoção.
Sabendo disso, é nítido que o restante já descobriu os benefícios que esse esporte pode trazer para a saúde. A preocupação com a saúde, inclusive, foi o que motivou grande parte das pessoas a optarem pela prática de pedalar no tempo livre ou até mesmo a caminho do serviço. A seguir será possível acompanhar alguns benefícios da pedalada.
Condicionamento físico é revitalizado
Muitas pessoas sedentárias possuem um condicionamento físico totalmente baixo, o que pode trazer problemas no músculo esquelético e também a famosa canseira rápida ao realizar atividades simples. Através do ciclismo, o condicionamento físico aos poucos vai se fortificando, trazendo uma revitalização completa, que ajudará o praticante de médio a longo prazo a ter mais fôlego para enfrentar trajetos maiores e, consequentemente, obter melhorias na saúde.
Pressão alta ou baixa? Ciclismo pode ajudar
O ciclismo é considerado um esporte aeróbico, por isso melhoras no trabalho cardiovascular podem ser vistas ao realizar a pedalada no cotidiano. Como o esforço para pedalar promove a respiração e a força, o controle da pressão arterial acaba ocorrendo de forma instantânea, proporcionando a todos que possuem os problemas de pressão alta ou baixa um controle melhor sobre a pressão.
Além disso, também é importante ressaltar que o ciclismo ajuda a preservar as articulações, já que, por ser um esporte de baixo impacto, não apresenta nenhum risco para as articulações, como outros esportes mais intensivos como o basquete, futebol e vôlei, por exemplo.
Redução do peso e colesterol
Com a prática do exercício sendo frequente, todo praticante irá presenciar uma queima de gordura exuberante. Afinal, com a prática recorrente, é comum que o metabolismo fique mais acelerado e, consequentemente, o organismo consiga realizar a queima de gordura e de outras substâncias que ajudam no controle do colesterol.
Para motivar ainda mais, o estudo realizado por um renomado Instituto Universitário de Birmingham conseguiu, através de suas pesquisas, identificar um fortalecimento surreal no sistema imunológico, que parece não ter envelhecido com o passar do tempo.
Além desses três benefícios que agregam um valor enorme para a saúde do corpo humano, outros diversos motivos levam à prática desse esporte. Para manter o corpo saudável, longe de encrencas como o sedentarismo, iniciar a prática de ciclismo ainda hoje é uma excelente ideia.