Antes de tudo, é preciso discorrer sobre o conceito de exercicios funcionais na atualidade. Trata-se de um tipo de exercício que vem sendo cada vez mais praticado nos dias atuais.
Ele busca realizar uma ação integrada capaz de envolver tanto as articulações e os músculos quanto a pele e outras partes do corpo humano.
Assim, um exercício funcional busca preparar o organismo a atuar de forma global por meio de atividades que permitem tal integração, como agachar, puxar, lançar, girar, entre outros. Com isso, essa forma de se exercitar possibilita um fortalecimento muscular equilibrado por todo o corpo.
Além disso, os exercícios funcionais promovem uma série de benefícios, tais como: melhoria no equilíbrio muscular, na postura, no desempenho atlético, na força, na coordenação motora, na resistência cardiovascular e muscular, na flexibilidade e diminui a incidência de lesões.
É importante ressaltar que essas atividades são feitas com movimentos naturais do ser humano, trabalhando o corpo de uma maneira integrada entre as partes. Para isso, são feitos exercícios diferentes a cada dia.
Todavia, para se obter um resultado ainda melhor com tais processos, é preciso que um atleta siga, também, quatro dicas importantíssimas, as quais se resumem em:
Realizar treinos funcionais;
Consumir creatina para fortalecimento;
Consumir creatina para acúmulo de peso (caso seja preciso);
Fazer uma dieta adequada.
Como deve ser o treinamento funcional para atletas?
Para as pessoas que fazem atletismo, o treinamento precisa ser mais elaborado, tendo em vista que é assim que se conquista um desempenho físico cada vez melhor.
Além disso, o treinamento funcional para atletas deve adaptar-se às características do desporto praticado pela pessoa, levando em conta a condição física do atleta e o seu nível de atividade com o intuito de prevenir futuros acidentes e lesões no decorrer dos treinos e das competições.
O treino funcional é responsável por melhorar a estabilidade das articulações e promover o equilíbrio muscular por meio de movimentos que são feitos normalmente pelas pessoas durante o dia a dia, diferenciando essa forma de treinar daquela realizada dentro das academias, onde os movimentos só são feitos em uma única direção.
Para isso, são realizados movimentos semelhantes àqueles feitos em desportos por meio de equipamentos e acessórios específicos, como escadas, faixas, bolas, entre outros.
Com isso, ao treinar o seu corpo utilizando seu próprio peso, o atleta torna-se mais apto à realizar uma ampla variedade de movimentos com bastante precisão, como é o caso de arrancadas, saltos, paradas bruscas, agachamentos, entre outros.
O que é a creatina e para que serve?
Entre os diversos suplementos utilizados por atletas para melhorar a sua performance física em competições e treinos, encontra-se a creatina.
Ela possui uma eficácia cientificamente comprovada por estudos e tem um dos maiores potenciais para melhoria do desempenho.
Trata-se de um aminoácido sintetizado pelo corpo humano no fígado, rins e pâncreas que se encontra bastante no cérebro e nas fibras musculares.
Assim, a creatina é muito usada para exercícios que envolvem força e explosão muscular, como é o caso da musculação, do salta a distância, dos esportes com lançamento e, principalmente, da corrida. Além disso, a creatina é capaz de reduzir a fadiga e acelerar a recuperação dos músculos.
Tendo em vista que tal substância causa retenção de líquidos e, consequentemente, aumento de peso, a creatina para corredores deve ser consumida em épocas de treinamentos envolvendo atividades mais intensas as quais exigem explosão, também conhecida como “tiro”.
Utilizando a creatina para engordar
Como já dito anteriormente, a creatina é capaz de provocar um aumento do peso. Contudo, não devido às calorias dessa substância, mas sim por causa da capacidade de retenção hídrica da creatina para corredores, provocando um aumento da massa magra.
É por essa razão que tal substância é muito utilizada propositalmente por pessoas que desejam adquirir peso, tendo em vista que, em alguns casos, o metabolismo muito acelerado de um organismo pode dificultar o acúmulo de massa corporal, prejudicando a realização de exercícios.
Dieta para emagrecer
Além dos exercícios funcionais citados acima, o atleta deve preocupar-se, também, com a sua dieta para evitar o ganho de peso.
Nesse sentido, indica-se, bastante, a ingestão de alimentos como peixes, frutos do mar, óleos funcionais e de cártamo, iogurtes, cereais integrais ou alimentos ricos em fibras, frutas vermelhas e chás.
Esses elementos, dentro outros, são responsáveis por manter uma dieta equilibrada que contém todos os nutrientes necessários para o corpo, já que o importante não é comer menos, mas sim comer bem.