O mercado de estética tem se mostrado em crescimento mesmo em meio à crises, uma vez que, no Brasil, as pessoas não abrem mão dos cuidados com a saúde e beleza.
Por se tratar de um negócio lucrativo, neste artigo, vamos apresentar alguns passos para você que deseja se inserir nesse ramo.
1 – Separe a documentação
Para começar, é necessário providenciar uma documentação que possibilita o funcionamento legal da sua clínica de estética, que são:
- Comprovante de residência;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do contrato de locação/ compra e venda.
Além disso, é necessário incluir uma cópia autenticada do seu RG e CPF e do sócio, se houver, para fazer a abertura do CNPJ do estabelecimento.
2 – Crie um plano empresarial
O plano empresarial, ou plano de negócios, serve para que o empreendedor possa ter uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado.
Esse documento especifica o planejamento da clínica, somado ao detalhamento da questão financeira para compra de cola para colar espelho na parede e demais recursos humanos necessários para a evolução do negócio.
Para sua elaboração, junte todos os investimentos em equipamentos, material, salário dos funcionários e maquinário.
Também inclua o público-alvo da sua clínica, dados do mercado e principais concorrentes diretos.
3 – Escolha a localização
Fator que também deve ser incluído na etapa da elaboração do plano de negócios, que é quando são estabelecidos os hábitos de consumo das pessoas que a clínica deseja atingir.
Afinal, a localização do estabelecimento é um dos fatores que influenciam diretamente no faturamento.
Com isso, torna-se mais simples fazer a encomenda de jaleco médico e a escolha da região em que a clínica deverá ser aberta, visto que a presença dessas pessoas é maior.
É interessante escolher um local que disponha de estacionamento, além de considerar a vizinhança.
Então, se ao redor da localização escolhida já houver outras clínicas de estética, pode ser um grande risco investir ali. Entretanto, o isolamento se torna perigoso.
4 – Compra de equipamentos
Por contar com serviços como tratamentos estéticos avançados, limpezas de pele e preenchimentos específicos e massagens com aparelhos, é preciso pensar em equipamentos próprios para esses serviços.
Caso a compra não seja possível em um primeiro momento, você pode cogitar a locação de aparelhos de estética.
Por fim, não se esqueça de que deve haver investimento em equipamentos para a recepção, como computadores, telefone e itens de papelaria.