5 tendências ecológicas para conhecer

Com certeza, já ouviu falar em produtos ecológicos, eles estão em alta e visam o consumo consciente, incentivando um estilo de vida mais sustentável, com a geração de produtos que se preocupam com a redução dos impactos na natureza desde a sua fabricação.

Dessa forma, podemos dizer que este é um estilo de vida que atinge, principalmente, as novas gerações que se importam mais com o impacto de suas ações no meio ambiente, e como isso vai afetar as gerações futuras.

As tendências são várias, alcançando, principalmente, a indústria. Um exemplo dessa tendência é o tecido ecológico, que é composto de fibras naturais ou recicladas, o que gera menos impacto desde a fabricação, até o seu descarte, por isso, são também conhecidos como produtos eco-friendly.

Moda sustentável

A moda sustentável abrange, além do uso de tecidos ecológicos, a forma como as roupas são fabricadas, de modo a levar em conta o bem-estar e os direitos dos trabalhadores envolvidos na produção.

Além disso, existem várias ações que estão dentro dessa temática, englobando mais do que a adesão de ecobags para evitar o uso do plástico e, dentre elas, podemos citar algumas, como:

Slow fashion 

Priorizar a qualidade das peças no lugar da quantidade e a produção local com matérias-primas sustentáveis e escala pequena. 

Moda reciclada 

Muito popular entre os designers e celebridades, essa corrente prega um novo olhar sobre reviver tecidos antigos para convertê-los em peças novas. 

Brechós 

Além da economia, eles evitam impactos negativos do mundo da moda, comercializando peças que já existem e evitando as consequências da fabricação;

Moda circular 

O termo mostra que é possível criar abordagens de fabricação com o propósito de recuperar materiais e resíduos descartados e aproveitá-los na produção.

Alimentação ecológica

A alimentação ecológica ou sustentável leva em conta dois princípios: o respeito ao meio ambiente e o elevado valor nutricional dos alimentos consumidos. 

Os alimentos de origem vegetal são produzidos para ter altos rendimentos nutricionais, como proteínas, carboidratos, óleos, enzimas, vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes.

Além disso, os fatores de produção, como fertilização, uso de fitossanitários, qualidade da água de irrigação, alimentação do gado, bem-estar animal e profilaxia são aspectos muito importantes. 

O objetivo é criar um sistema de produção que se adapte às mudanças climáticas e favorece a biodiversidade, gerando alimentos de qualidade.

Indústria dos cosméticos

Com certeza, essa foi uma das pioneiras neste campo, procurando eliminar os testes com animais e eliminar os produtos com toxinas e formulações sintéticas que podem causar dano ao corpo, como parabenos, sulfatos, derivados do petróleo e outros. 

Esses biocosméticos também possuem um rigoroso processo de produção, com respeito ao meio ambiente, envolvendo todo o processo, desde a seleção da matéria-prima até a chegada do produto às prateleiras.

Produtos de limpeza naturais

Hoje, é possível encontrar diversos produtos de limpeza naturais, como detergentes, lava-louças, desengordurantes, produtos para limpar o banheiro, limpa vidros, multiúsos, sabão de lavar roupas líquido, entre outros.

Esses produtos, biodegradáveis, que não causam alergias e possuem fórmula 100% livre de derivados do petróleo, são desenvolvidos a partir de ingredientes naturais e não possuem fosfato em sua composição, uma substância responsável pela eutrofização dos corpos de água. 

Além disso, eles são livres de ingredientes de origem animal e alguns possuem embalagens feitas com o mínimo de plástico.

Carros ecológicos

Os carros ecológicos são amigos do meio ambiente e usam a tecnologia de ponta para substituir o uso da gasolina ou para usar mais uma fonte proveniente da energia elétrica. 

Eles são classificados como sustentáveis quando conseguem receber pontos verdes de órgãos reguladores após uma avaliação, que leva em conta alguns fatores, como:

  • Consumo de combustível reduzido;
  • Diminuição da emissão de carbono;
  • Fonte energética do carro; 
  • Entre outros.

Muitas marcas têm buscado meios de respeitar o meio ambiente em sua cadeia de produção, como o descarte consciente dos resíduos e a responsabilidade social. 

Afinal, preservar o meio ambiente é importante em todas as esferas, tanto para quem consome quanto para quem produz.