Dicas para uma dieta que ajuda a se concentrar melhor

Todos os sucessos da vida dependem de sua capacidade de se concentrar no que é mais importante no momento, sendo que para ajudar nessa missão, algumas atitudes podem ser de grande importância, por exemplo, uma dieta equilibrada.

Pensando em te auxiliar nesse processo, explicaremos mais detalhes sobre o tema em questão. Confira:

A importância da nutrição para foco e concentração

Quando seu cérebro precisa se concentrar, ele precisa de muita energia para alimentar esses processos neurológicos complexos. Na verdade, alguns pesquisadores estimam que seu cérebro usa espantosos 20% de suas calorias diárias apenas para o pensamento diário.

Então, se você não fornecer ao cérebro o suporte nutricional de que ele precisa para funcionar, seus processos cognitivos e capacidade de concentração começarão a cair.  

Inclusive, hoje em dia diversas famílias ainda não sabem que existe o teste de déficit de atenção, e muitos adolescentes sofrem com esse problema.

Soluções de curto prazo para foco

Para piorar as coisas, muitas pessoas recorrem a estratégias nutricionais que criam aumentos de memória, foco e concentração de curto prazo, mas acabam deixando você com problemas de saúde cerebral de longo prazo.

Inclusive, café e outros produtos com cafeína podem ajudá-lo a se concentrar temporariamente. 

No entanto, também aumenta os níveis de cortisol (especialmente naqueles que já estão sob estresse mental), e níveis cronicamente altos de cortisol se correlacionam com os seguintes pontos:

  • Comprometimento cognitivo de longo prazo;
  • Memória fraca;
  • Regulação emocional deficiente;
  • Entre outros fatores.

Pois bem, agora conheça alguns alimentos que ajudam neste aspecto:  

Peixe gordo

Peixes gordurosos como salmão, arenque e sardinha são algumas das melhores fontes dietéticas de gorduras ômegas 3. 

Como seu cérebro é composto principalmente desses tipos exatos de gorduras, comer mais delas é fundamental para o funcionamento do cérebro e a saúde do sistema nervoso, incluindo memória, foco e concentração.

Se você segue uma dieta baseada em vegetais, ou não gosta de comer peixe, experimente algas em pó como a ágar-ágar (encontrado em estimulantes cerebrais de alto desempenho).

Nozes e sementes

Nozes e sementes são potências para o foco e a concentração do cérebro. Em primeiro lugar, semelhantes aos peixes, eles são ricos em ácidos graxos essenciais que aumentam a saúde do cérebro. 

Eles também são ricos em vitamina E. Estudos descobriram que a vitamina E tem benefícios neuroprotetores, protegendo contra o declínio cognitivo com a idade (muitas pessoas acham cada vez mais difícil se concentrar à medida que envelhecem).

Da mesma forma, uma dieta rica em vitamina E se correlacionou com melhores resultados quando as pessoas tiveram que se concentrar e fazer um teste difícil. Algumas das melhores nozes e sementes para a vitamina E incluem: 

Conheça algumas outras opções nos tópicos a seguir.

Tofu e outros produtos de soja

O triptofano e a serotonina são dois tipos de neurotransmissores que ajudam a aumentar o foco e a concentração do cérebro. Produtos de soja, como tofu, missô e soja, são algumas das melhores fontes dietéticas de triptofano e serotonina.

Ovos

Produtos de soja não são os únicos alimentos que contêm neurotransmissores que aumentam o foco. Os pesquisadores relatam que a proteína encontrada nos ovos também leva a um aumento significativo nos níveis de triptofano no sangue. 

Esse mesmo estudo relacionou o consumo de proteína do ovo com a melhoria da energia mental, tempos de reação mais rápidos e melhor processamento emocional.

Mirtilos

O mirtilo tem mais antioxidantes do que qualquer outra fruta comumente consumida. Eles são uma das melhores fontes dietéticas de antocianinas (que dão às bagas sua cor característica), catequinas, fibras e ácido elágico.

Todos esses antioxidantes e compostos potentes têm impactos significativos na saúde do cérebro. Por exemplo, os mirtilos podem aumentar o foco e a concentração, ajudando seus neurônios a se comunicarem uns com os outros de forma mais eficiente. 

Adicione mirtilos à sua lista de compras semanal, porque os pesquisadores descobriram que os antioxidantes dessas frutas se acumulam em seu cérebro com o tempo.

Beterraba

Essas raízes são ricas em nitratos (o tipo saudável, e não a forma prejudicial à saúde encontrada em alimentos processados). 

Quando consumido, seu corpo converte os nitratos em óxido nítrico, uma molécula que reduz a pressão sanguínea, melhora o fluxo sanguíneo e dilata os vasos sanguíneos.

O aumento do fluxo sanguíneo significa que seu cérebro obtém mais sangue rico em oxigênio e nutrientes. Estudos descobriram que comer beterraba pode melhorar a função cognitiva, especificamente no lobo frontal do cérebro. 

Este córtex frontal é onde muitas de suas tarefas baseadas no foco e na concentração são processadas, incluindo sua memória de trabalho e tomada de decisão.

Água

Embora tecnicamente não seja um “alimento”, a água é um componente crítico de qualquer dieta saudável para o cérebro. Quando suas células cerebrais não estão adequadamente hidratadas, elas não são capazes de se comunicar de maneira adequada. 

Uma meta-análise de mais de 30 estudos diferentes descobriu que uma quantidade moderada de desidratação (tão pouco quanto 2%) levou a quedas significativas no foco, atenção, coordenação motora e outras medidas da saúde do cérebro.

Uma das melhores maneiras de saber se você está hidratado é indo ao banheiro. Urina clara ou muito clara indica que você está bebendo o suficiente. 

Melhor suplemento para foco e concentração

Muitas pessoas lutam para incluir todos esses alimentos saudáveis ​​para o cérebro em sua dieta diária. Se você quer melhorar seu foco, concentração e memória, não deixe sua nutrição ao acaso.