O uso de drogas na adolescência cresce gradativamente ao longo dos anos, de acordo com pesquisas em 2016 236,8 mil jovens fizeram o uso de drogas ilícitas no Brasil. A sociedade de certa forma estimula para que crianças e adolescentes façam o uso de substâncias químicas, e por muitas vezes inconscientemente.
O IBGE aponta que a faixa etária de idade para consumir drogas é entre 13 à 17 anos de idade, por muitas vezes os pais têm o conhecimento do consumo, por outro lado, o uso é desconhecido pelos próprios pais.
O lar saudável e aberto para conversas, incentiva para que o adicto tenha uma conversa sincera com os pais. Contudo, o lar carregado de normas, regras e que tem uma falta de diálogo irá fazer com que o adolescente não tenha um relacionamento saudável com os pais.
Quer entender algumas causas que levam um adolescente a usar drogas? Veja abaixo!
- Experimento: A adolescência é uma fase de vulnerabilidade, ele sente que precisa curtir a vida e fazer tudo o que estiver ao seu alcance. Inúmeras pessoas começaram a usar frequentemente por conta do uso experimental, e atualmente não conseguem parar de fazer o consumo.
- Social: O uso social é usado em festas, baladas, Raves e dentre outras datas de comemoração, geralmente o uso social é estimulado por amigos e até mesmo familiares.
- Traumas: Recordações que lhe tragam sofrimento e dor podem fazer com que recorra a substâncias químicas para esquecer momentaneamente momentos difíceis.
- Problemas: Problemas no trabalho, na família, vida financeira e dentre outras adversidades pode fazer com que o adolescente use drogas.
- Problemas psíquicos: Pessoas com depressão e ansiedade usam com frequência substâncias químicas, as substâncias podem ser um refúgio momentâneo de esquecer o que sente.
6 dicas para pais que têm filhos usuários de drogas
- Converse com seu filho: Seja pacífico, brigar vai piorar a situação entre pai e filho. Converse com calma mostrando que os pais sempre estarão do lado do filho, mesmo nas situações ruins.
- Incentive a procurar por ajuda: Sempre incentive para que ele queira buscar ajuda, uma clínica de recuperação em Brasília voluntária será a melhor opção para tratar a doença.
- Seja calmo: Momentos como este, ficar estressado fará com que o adicto perca o controle da sua vida. Pais precisaram ser fortes em momentos de dificuldade.
- Estimule regras: Colocar regras claras para fazer com que o filho dependente siga.
- Tome decisões: Por muitas vezes a situação sairá do controle, e será fundamental para que os pais tomem alguma atitude.
- Busque por ajuda de profissionais: De acordo com especialistas a melhor forma para tratar o problema é realizando uma internação voluntária, contudo, se o adicto perder o controle do consumo pondo a sua vida em risco e a vida de outras pessoas, os pais devem tomar uma atitude firme de realizar uma internação involuntária.
Por que é importante buscar ajuda?
A única forma para tratar a dependência química é procurando por ajuda de profissionais qualificados ou uma internação compulsória. Médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e supervisores serão a equipe de ajuda para que o adicto fique longe das drogas e aprenda a viver sem as substâncias químicas no corpo.
Quando a doença se torna crônica, a clínica de reabilitação é a melhor forma para tratar o problema, evitando o falecimento do adolescente.
Por isso, é importante que você sempre esteja preparado para tudo. Sendo assim, pode optar por contratar uma remoção particular, para que a pessoa seja levada até a clínica mais próxima.
Se você é pai e procura por ajuda, o Grupo Aliança pela Vida pode te ajudar, apenas entre em contato com um de nossos consultores. Negar o problema será uma opção prejudicial futuramente, o adicto precisa de ajuda para não ter uma possível overdose ou ser levado à morte.