O cartão de crédito pode ser um inimigo para os brasileiros, tudo porque a educação financeira não é difundida nas escolas, como ocorre em outros países como Noruega, Dinamarca e Suécia.
Mais ainda, uma pesquisa do Serasa demonstrou que 85% dos pais e mães não conversam sobre finanças com os filhos. Com a oferta frequente de cartões de crédito até para pessoas com nomes negativados, isso pode trazer danos para suas finanças.
O cenário só piora para portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), já que eles sofrem com sintomas como compras por impulso e impulsividade no geral. Porém, já é possível saber como tratar o TDAH. Basta que um psiquiatra realize o diagnóstico correto para o portador iniciar seu tratamento. Dessa forma, ele poderá utilizar o cartão de crédito de forma equilibrada.
O planejamento de gastos com o cartão de crédito é fundamental para garantir eficiência e segurança em suas finanças. O recurso de parcelar do cartão de crédito é muito prático e relativamente fácil de conseguir. Isso traz muitas vantagens em compras planejadas.
O modo de usar o cartão de crédito e ainda manter uma boa saúde financeira é a principal preocupação de muitas pessoas. No entanto, sem a educação financeira adequada, é fácil se enrolar com o cartão de crédito. Aprenda como usar o cartão de crédito de forma adequada.
1. Estabeleça um preço limite para compras
Essa dica é para você não se animar com o poder de compra de um cartão de crédito, que por vezes tem o limite alto, e comprar sem planejamento.
A primeira dica para usar seu cartão de crédito da forma correta é estabelecer um limite para compras, mesmo que parceladas, de acordo com o orçamento mensal disponível.
Montar um cronograma financeiro é a melhor forma de começar a melhorar suas finanças. Coloque em uma planilha, uma agenda ou em um planner toda sua receita mensal e todos os gastos, esse planejamento deve ser feito para todas as entradas e saídas de gastos ao mês, principalmente se você investe dinheiro em compra de backlink brasileiro ou em campanhas de marketing.
Dessa forma, você terá todo o cenário de sua situação financeira e saberá quanto pode gastar por mês no cartão de crédito.
2. Sempre pague a fatura totalmente
É muito comum pagar apenas o mínimo da fatura ou até realizar o parcelamento dela. Isso só aumenta os juros e faz crescer seu endividamento com o cartão de crédito.
Por isso, siga a primeira dica é não gaste mais do que você pode pagar. Dessa maneira, sua fatura será sempre paga totalmente. Não deixe de lembrar de pagar a fatura no dia certo. Escolha um dia posterior ao recebimento de seu salário para a fatura vencer.
Vale ressaltar que pagar sua fatura em dia e o valor total toda vez pode aumentar seu score e o limite do cartão também. Isso é muito necessário na hora de uma compra grande que precisa ser parcelada, sempre dentro do seu orçamento.
3. Não compre nada desnecessário ou por impulso
Hoje em dia existe muita facilidade para comprar online, seja por aplicativos ou sites. Essas plataformas são vilãs de uma boa saúde financeira.
Não compre nada que não tenha sido planejado antecipadamente. Só compre um produto que você verifique a necessidade dele. Depois, realize uma pesquisa em lojas físicas ou pela internet para encontrar o melhor preço.
Pela internet, leve em conta o frete que pode sair mais caro que o produto. Só depois de repensar na necessidade do item e pesquisar bastante, faça a compra. Não esqueça de verificar se a compra está dentro do seu orçamento.