As clínicas de recuperação são locais destinados, principalmente, às pessoas que sofrem de dependência química: doença originada através do uso excessivo de drogas e/ou álcool, causando alteração no funcionamento cerebral e desenvolvendo um quadro de dependências às essas substâncias.
O método de internação realizado por essas clínicas pode ser consentido ou não. O usuário de drogas pode estar consciente de suas condições e aceitar a ideia ou ele mesmo se decidir em procurar ajuda. Ou os familiares podem tomar a decisão pelo dependente químico e interná-lo, mesmo contra a sua própria vontade, conforme é previsto na legislação.
Os tipos de tratamento para os usuários químicos
Quando a necessidade de condução forçada, a clínica se responsabiliza com a busca do dependente, que é feita com uma ambulância.
Esse veículo é equipado com Jogo de tala aramada em eva em diversos tamanhos. Esse instrumento serve para a remoção do paciente, caso ele fique contrariado com a ideia forçada do tratamento ou esteja alterado quimicamente.
O equipamento, entretanto, tem o principal objetivo de proteger o paciente, para que ele não machuque a si mesmo, e para que evita causar acidentes ao seu entorno. A Tala de imobilização destina-se às pernas e aos braços e há modelos específicos para os dedos da mão.
É fabricada a partir EVA, material que proporciona um revestimento emborrachado para que seja confortável, na medida do possível, atende diversos tamanhos (do PP ao EG) e, assim, se encaixa da melhor forma no paciente.
Além da internação integral, há outros dois tipos de Tratamento para usuários químicos: externo e internação parcial. O tratamento externo consiste em visitas às reabilitações e aos grupos de apoios – como o A.A. (Alcoólicos Anônimos) – que buscam apoiar psicologicamente, principalmente em crises ou recaídas.
Na internação parcial, o usuário vai até a clínica no período e à noite volta para sua casa. Os familiares devem buscar a melhor forma de tratamento, de acordo com a gravidade do caso.
As Casas de recuperação para drogados e alcoólicos são espaços especializados no tratamento do usuário químico através de uma equipe médica, em tempo integral, que pretende atingir o objetivo indicado no próprio nome: recuperar o cidadão do quadro de dependência e habilitar a sua reinserção na sociedade.
Os principais processos que esses locais utilizam para a recuperação são:
- Processo de desintoxicação;
- Consulta com psicólogo;
- Terapia;
- Medicamentos.
No processo de desintoxicação, os pacientes sofrem com a abstinência. A falta da substância no organismo resulta em alteração comportamental e mental, além de apresentar, por exemplo, dores, crises de ansiedade e elevação na pressão arterial.
Para auxiliar nas etapas do processo, é fundamental que haja, também, reeducação alimentar e dos hábitos. A ingestão de produtos e cuidados mais saudáveis com corpo contribuem para a recuperação do organismo e auxiliam na desintoxicação.
Os produtos naturais e os benefícios ao paciente
Os Produtos naturais atacado ou em varejo são aqueles que não passam por nenhum tipo de processo industrial. Assim, preservam todas as suas vitaminas e os seus nutrientes.
Desta forma, eles contribuem para fortalecer o organismo dos usuários químicos, prevenindo de doenças. Além disso, o consumo do alimento em sua forma natural auxilia no equilíbrio da pressão arterial e nos níveis de colesterol e gordura.
Os alimentos podem ser adquiridos também como Produtos naturais a granel atacado ou em varejo, que são produtos em forma de pó ou desidratado, como açúcar, alho, arroz, etc.