O mercado de acessórios para motocicleta está crescendo significativamente nos últimos anos. Com isso, os consumidores têm acesso a itens de segurança mais modernos e diferenciados, como é o caso do capacete street escamoteável, por exemplo.
Esse crescimento está diretamente relacionado à segurança do motociclista, por isso é um tema relevante não só para quem usa a moto no dia a dia mas também para quem a utiliza para práticas esportivas.
Quando se fala em segurança do motociclista é fundamental conhecer os itens indispensáveis. A seguir, listamos sete itens de segurança essenciais que você precisa conhecer e, na medida de suas necessidades, adquirir. Confira!
1 – Capacete
Se o assunto é segurança na pilotagem, no topo da lista de acessórios só pode estar o capacete. Os capacetes protegem a cabeça de eventuais impactos em quedas e acidentes. Somado a isso, as viseiras protegem os olhos do condutor de:
- Poeira;
- Detritos;
- Insetos;
- Chuva;
- Entre outros.
Acessório obrigatório, ele está disponível para os consumidores em diferentes modelos: capacete fechado, capacete aberto — sem queixeira, modular e misto. É importante ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro obriga o uso do equipamento.
2 – Botas
Botas e calçados adequados para pilotar podem fazer toda diferença na experiência do piloto, garantindo, ainda, a proteção dos pés.
Elas são especialmente indicadas para pessoas que trabalham usando a moto ou fazem uso desse veículo em atividades esportivas e de lazer.
3 – Luvas
As luvas têm função dupla: protegem as mãos durante a pilotagem e também em caso de acidente, além de proporcionar mais conforto ao piloto.
Fabricadas em couro, borracha ou nylon, é importante escolher uma luva com bom acabamento e que se encaixe bem nas mãos. Em dias de frio e chuva, as luvas de couro são perfeitas.
Para dias mais quentes, é interessante optar por modelos de tecido, que oferecem a melhor experiência sem perder a proteção.
Sempre que possível, opte por luvas especiais para motociclistas. Geralmente esses modelos vêm com reforço nas proteções das articulações e palmas das mãos.
4 – Óculos
Muito embora o capacete já ofereça a viseira como acessório de proteção aos olhos, muitos pilotos escolhem utilizar, em conjunto, óculos escuros.
Eles oferecem mais conforto até em condições adversas, como, por exemplo, quando o sol está muito forte e pode dificultar a pilotagem.
Ao escolher os óculos de sol a dica é evitar armações metálicas, pois elas podem machucar o rosto em caso de acidente. Somado a isso, ao escolher um capacete, verifique os modelos com viseiras escuras retráteis, que eliminam a necessidade de utilização do óculos solar.
5 – Roupas especiais
Jaquetas e calças especiais trazem proteção ao motociclista. É possível encontrar muitos modelos disponíveis no mercado, produzidos com diferentes tecidos e características.
Ao comprar, dê preferência para produtos em couro ou nylon, que sejam resistentes e tenham entradas de ventilação (o que faz toda diferença no conforto).
Ainda, quando se fala em roupas especiais, não podemos deixar de mencionar as capas de chuva, principalmente para quem trabalha diariamente em cima da moto.
Ao escolher a sua capa, opte por um modelo com boa impermeabilização (já que essa é sua principal função) e que ofereça boa resistência, principalmente aos ventos fortes. Materiais frágeis não protegem e têm baixa durabilidade, por isso, fique longe deles.
6 – Joelheira
Considerados equipamentos de proteção adicionais, ao escolher uma joelheira você deve procurar por equipamentos próprios para motociclistas. Em geral, elas são fabricadas com fibra de carbono ou plástico e estão disponíveis em modelos convencionais ou articulados.
Os modelos articulados simulam a movimentação do joelho, por isso são mais confortáveis e oferecem uma camada extra de proteção.
7 – Protetor de coluna
O protetor de coluna também é considerado um equipamento de proteção adicional. Os equipamentos disponíveis no mercado são fixados ao corpo e oferecem um grau significativo de segurança.
Uma dica interessante para quem está procurando um protetor de coluna é optar pelos modelos mais longos. Quanto maior o protetor, maior será a área da coluna protegida.
A jaqueta e o protetor de coluna podem (e devem) ser usados juntos, já que a proteção oferecida por eles é complementar.
Considerações finais
Como você viu, há uma série de equipamentos que podem ser combinados na segurança e manutenção da integridade física do piloto. Ao escolher seus acessórios, opte por produtos de qualidade e busque assistência de empresas especializadas no setor.