Sem dúvidas, uma rotina de cuidados é fundamental para manter a saúde dos cabelos e, claro, do próprio couro cabeludo.
Porém, ainda que usemos produtos excelentes e lavemos regularmente, alguns erros comuns na hora de escovar os cabelos podem causar a queda capilar. Então, veja quais são as dicas para manter um cabelo sempre hidratado:
- Alimentação adequada;
- Hidratação;
- Restauração;
- Entre outros.
Todos estão entre os fatores que contribuem para cabelos sempre bonitos e saudáveis. Mas, convenhamos, na correria do dia a dia, nem sempre é fácil manter hábitos sempre intactos.
Ademais, na pressa, acabamos “escorregando” em hábitos aparentemente inocentes, mas altamente nocivos para os cabelos. Como resultado, notamos o aumento na queda capilar, bem como danos à estrutura dos fios. Veja quais são os mais frequentes para evitá-los no seu dia a dia.
8 erros ao escovar os cabelos que provocam queda capilar
Você escova os cabelos molhados? Ou, frequentemente, usa a chapinha para secar mais depressa? Pode ser que estes hábitos tão simples estejam provocando queda capilar. Confira mais detalhes a seguir.
1.Escovar os cabelos molhados
Quando os cabelos estão molhados, ficam naturalmente mais frágeis e, consequentemente, propensos a quebrar se comparados aos secos. Sendo assim, ao escová-los, acaba puxando e esticando os fios, levando à quebra e queda capilar.
Porém, lembre-se: quando falamos em escovar os cabelos molhados, nos referimos a, realmente, fazer escova!
O correto é tirar a umidade antes de iniciar o procedimento. Já pentear logo após o banho é normal, sendo necessário apenas fazê-lo com suavidade para não quebrar os fios.
Ah, e se pentear ainda no banho, lembre-se de passar o condicionador antes. Isso ajuda a desembaraçar e, deste modo, evita que os fios se quebrem.
2.Esfregar os cabelos com a toalha de banho
Este não é exatamente um erro ao escovar, mas assim que finalizar a lavagem dos fios. Porém, é bastante parecido com o tópico acima, mas, agravado com o ato de friccionar os fios com a toalha.
Para secá-los, aperte os cabelos com as mãos suavemente, fazendo o mesmo com a toalha ao tirar a umidade. Só depois disso, comece a pentear.
3.Escovar com muita força
Outro erro comum que pode levar à queda capilar é escovar os cabelos com força. O movimento brusco provoca estresse e tração excessiva nos fios.
Na verdade, o trauma vem desde a raiz até a estrutura capilar. Como resultado, eles se quebram e, consequentemente, reduzem o volume.
4.Usar a escova inadequada
Você sabe qual é a escova certa para pentear os seus cabelos? Pois, deveria! Usar a ferramenta errada contribui para a queda capilar. Principalmente, se as cerdas forem duras ou pontiagudas, características que danificam os fios e o couro cabeludo.
Quem tem cabelos cacheados deve tomar ainda mais cuidado, sendo ideal buscar escovas ou pentes com dentes mais largos, respeitando a estrutura dos fios. Por outro lado, cabelos mais lisos pedem escovas com mais cerdas, assim como os ondulados.
5.Escovar com muita frequência
Ao mesmo tempo em que deixa os fios embaraçados faz com que quebrem, escovar os cabelos com muita frequência ajuda na quebra e a queda capilar. Isso acontece porque o ato de escovar puxa os fios e leva à tração excessiva.
6.Começar a pentear pela raiz
Este é um erro muito comum, mas que faz o maior estrago! Começar a escovar os cabelos na direção errada, isso é, pela raiz, cria tração nas pontas porque vai acumulando o embaraçamento. Consequentemente, amplia a tração e faz com que os cabelos se danifiquem.
Aí, já sabe, vem a queda capilar. Por isso, o correto é começar a pentear pelas pontas, subindo bem suavemente para a raiz.
7.Não limpar a escova regularmente
Você limpa suas escovas e pentes com frequência? Se a resposta for não e seus cabelos estiverem caindo, esta pode ser uma causa.
A escova suja acumula poeira, sujeira e resíduos de produtos capilares. Um terreno fértil para as infecções no couro cabeludo e, claro, a queda capilar.
O mesmo cuidado, aliás, deve ser dispensado aos acessórios, como presilhas, tiaras e lenços.
8.Usar ferramentas de calor para escovar os cabelos
Outro erro fatal na hora de escovar os cabelos é usar ferramentas de calor, como secador ou chapinha. As altas temperaturas retiram a umidade natural dos fios e, assim, tornam-se mais fracos e quebram com facilidade.
Inegavelmente, secar ao natural é o ideal, mas se não for possível, deixe os equipamentos em temperatura mais baixa. Além disso, proteja os fios com produtos termoativados e leave-ins.
Cuidados ao escovar os cabelos
Em suma, existem erros muito comuns, mas potencialmente perigosos para a queda capilar. Por isso, é importante evitar pentear os cabelos molhados e, mesmo enquanto estiverem secos, evitar movimentos bruscos para não forçar a tração.
Além disso, use tanto escova quanto produtos adequados ao seu tipo de cabelo e evite o calor excessivo da chapinha e secador. Por fim, caso perceba que, mesmo com estes cuidados, os cabelos seguem caindo, busque orientação de um dermatologista.