Benefícios dos Chás para a Saúde

Bebida

Conheça 7 opções dessa bebida e suas principais vantagens

O chá é considerado uma bebida milenar, fazendo-se presente na cultura de diversos povos em diferentes lugares do mundo. Seu poder, no entanto, vai muito além do mero aquecimento do corpo em dias mais frios. Isso porque, de maneira geral, todos os chás possuem quantidades consideráveis de polifenóis.

São substâncias que trazem vários benefícios para o corpo humano, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e a prevenção do diabetes. Para tanto, basta usar uma chaleira tradicional, elétrica ou mesmo uma xícara com água no microondas para aquecer a sua bebida.

Pensando nisso, separamos os principais benefícios do consumo diário de chá na nossa saúde, bem como as funcionalidades de cada tipo — seja ele feito com ervas ou flores secas, como é o caso da camomila e do hibisco. Assim, você saberá qual o chá mais adequado para cada necessidade.

Chá, um grande aliado para a saúde

O corpo humano é composto por 70% de água, o que exige uma reposição constante desse líquido. Uma das maneiras de auxiliar nesse processo — sem obviamente substituir por completo a ingestão de água — é consumir algum tipo de chá, bebida que traz consigo diversos benefícios.

Como já mencionado anteriormente, isso acontece em grande medida por conta dos polifenóis. Essas substâncias ajudam a melhorar os níveis de concentração e energia, atuam na prevenção e no tratamento de doenças como a aterosclerose, além de melhorarem as taxas de colesterol no sangue.

Existem estudos que apontam que os chás têm um impacto importante na prevenção contra o câncer, já que impedem o crescimento de células cancerígenas, de modo a dificultar a sua propagação pelo organismo ao obstruir o fornecimento de sangue ao tumor e estimular a autodestruição dessas células.

Isso sem falar das vantagens características de cada tipo de chá: alguns ajudam na melhora do sistema gastrointestinal, enquanto outros são usados para aliviar o estresse e a insônia. Confira a seguir algumas opções.

Chá de boldo

Apesar de não ser um dos mais saborosos, o chá de boldo é um ótimo aliado para quem está sofrendo com dores estomacais, diarreia, gases e problemas no fígado, além de melhorar a digestão.

Chá de camomila

Uma das opções mais conhecidas e populares para quem deseja garantir uma boa noite de sono é o chá de camomila. Isso porque ele tem uma ação calmante que ajuda no relaxamento do corpo e da mente, ao mesmo tempo que tem poder anti-inflamatório, auxiliando em casos de cólica intestinal e menstrual.

Chá de erva cidreira

A erva cidreira também entra no leque de plantas tradicionais usadas em chás. O relaxamento e melhora no sono é também uma de suas qualidades, ao mesmo tempo que ajuda a regular a menstruação e aliviar dores musculares.

Chá de erva-doce

Ainda no que diz respeito às opções de chá mais populares aqui no Brasil, temos também a erva-doce. Seus efeitos incluem melhora na digestão, alívio de gases, aumento do apetite, ação diurética e expectorante — auxiliando na expectoração do catarro em quadros gripais.

Chá de gengibre

Quem busca um estimulante natural ou deseja acelerar o metabolismo pode investir na ingestão de chá de gengibre. Essa raiz ajuda a combater inflamações  respiratórias e celulares em razão das suas propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias.

Chá de hibisco

Por conta de suas propriedades antioxidantes, o chá de hibisco ajuda na regulação dos níveis do colesterol bom (HDL) e ruim (LDL), reduzindo a pressão arterial. Para quem sofre com problema de retenção de líquidos, ele é uma excelente opção, já que tem efeito diurético.

Chá de hortelã

O chá de hortelã tem efeito analgésico sobre o estômago, aliviando enjoos matinais, náuseas e cólicas, além de ajudar o intestino, diminuindo quadros de gases e inchaço abdominal. Ele também atua como anti-helmíntico (antiparasitário) natural, eliminando parasitas intestinais.