Saiba o que pode causar insônia quando se está viajando e dicas que podem ajudar a combater o famoso jet lag
Viajar é maravilhoso! Conhecer um lugar novo, cheio de paisagens bonitas e com uma cultura completamente diferente da sua… Viajar é o momento de se conectar ao lugar de destino e aproveitar cada mínimo momento. Apesar de ser algo muitas vezes estressante, uma viagem sempre reserva bons momentos e lembranças que vão ficar para sempre na memória.
Porém, se você está pensando em fazer uma viagem internacional, é bom saber que existe algo que pode acabar atrapalhando o seu momento de lazer, o jet lag. Não é mentira, ele existe mesmo e pode se tornar um grande inconveniente durante a viagem. Podemos dizer que o jet lag é o inimigo da maioria dos viajantes, já que causa, principalmente, insônia, impossibilitando que a pessoa tenha uma boa noite de sono.
O jet lag é um transtorno de sono temporário que costuma acontecer quando se está viajando para um lugar onde o fuso horário é diferente do seu. É, então, quando o relógio biológico do corpo não está sincronizado com o novo lugar. Isso pode ser devido a viagens muito longas ou pela mudança de horário. Por exemplo, se você está saindo de Nova Iorque em uma viagem para Porto Alegre, o resultado vai ser um jet lag devido às horas de voo e também à mudança de horário e de local.
Contudo, existem outras causas possíveis para a insônia durante a viagem. Você confere, abaixo, algumas delas e também fica sabendo como amenizar os sintomas.
O que é o jet lag?
Como dito anteriormente, o jet lag é um transtorno de sono temporário que normalmente é ocasionado pela mudança de fuso horário, ocorrendo especialmente em viagens mais longas. Isso acontece porque durante esse tipo de viagem a pessoa altera, de forma brusca, o horário de comer e de dormir, saindo da rotina de todos os dias.
O jet lag acontece porque o nosso corpo é programado para realizar diversas tarefas no período de 24 horas e quando esse ciclo é interrompido ou quebrado, o nosso relógio biológico acaba ficando descompassado. Isso faz com que o corpo fique fatigado e com certos desconfortos, o que pode comprometer a viagem.
Sintomas do jet lag
Entre os principais sintomas do jet lag, podemos apontar:
- fadiga;
- insônia;
- cansaço;
- perda de apetite;
- irritação;
- descontentamento;
- dor de cabeça;
- má digestão;
- atenção reduzida.
É importante ressaltar que os sintomas de jet lag afetam cada indivíduo de um jeito, no entanto, a maioria das pessoas costuma sentir mais sono que o normal, enquanto outras simplesmente não conseguem dormir. Assim, os sintomas não são fixos para todos, sendo que alguns apresentam apenas uma parte deles.
Como evitar a insônia causada pelo jet lag
Descanse bem antes da viagem
Essa é a principal dica para quem vai viajar por muitas horas seguidas, descansar antes da viagem evita uma série de desconfortos, principalmente insônia. Por isso, procure ter uma boa noite de sono antes de viajar. Para tanto, deixe tudo pronto e organizado com antecedência, como documentos e pertences. Assim, você vai poder dormir sem nenhuma preocupação e vai poder acordar com mais calma.
Tente seguir outra rotina
Nas semanas que antecedem a sua viagem, uma sugestão para evitar a insônia é tentar seguir uma rotina diferente, que seja mais parecida com o fuso horário do destino da sua viagem. Isso ajuda a deixar a sua rotina mais flexível, o que acaba minimizando os efeitos do jet lag.
Tente desembarcar durante o dia
Na hora de comprar as passagens, faça o possível para que o seu desembarque seja feito durante o dia, ainda melhor se for na parte da manhã. Com isso, você consegue ter mais tempo para se adaptar ao novo fuso horário e também pode aproveitar um pouquinho mais a viagem.
Não tome remédios para dormir
Automedicar-se com remédios para dormir nunca é uma boa opção, principalmente quando se está viajando, já que eles acabam intensificando os sintomas do jet lag. Aliás, eles podem até tirar a insônia durante o voo, mas durante a viagem é muito possível que você sinta ainda mais cansaço. Portanto, para ajudá-lo, escolha sempre chás naturais, um bom travesseiro, máscaras e tampões para ouvidos e olhos.