No mercado, há equipamentos que exigem um cuidado maior por parte daqueles que os manuseiam, seja em sua higienização ou na proteção pessoal durante o seu uso, como é o caso do Compressor de ar comprimido hospitalar.
Saiba quais são os equipamentos que podem gerar sérios problemas e comprometer processos, experiências ou, até mesmo, a saúde de pessoas se manipulados indevidamente.
Vidrarias de laboratório
As vidrarias de laboratório consistem em quaisquer equipamentos feitos de vidro cuja funcionalidade seja a medição de substâncias ou a realização de experiências dentro de um laboratório. Alguns exemplos de vidrarias são:
- Bequer;
- Bureta;
- Almofariz;
- Cálice;
- Erlenmeyer;
- Pipeta;
- Tubo de ensaio.
Todos esses itens precisam de cuidados diferenciados, principalmente porque as vidrarias são usadas em procedimentos de imensa precisão e, então, qualquer sujeira pode influenciar negativamente.
Quando se pesquisa por Erlenmeyer preço, nota-se a grande diferença de valor pelo mesmo item. A maior causa disso é o material.
Embora recebam o nome de vidrarias, faz muito tempo que esses materiais podem ser de policarbonato e de polipropileno transparentes.
Mas, o vidro ainda é visto como a opção de qualidade superior, sendo usado na maioria dos ambientes profissionais mais prestigiados.
Antes da higienização, precisa-se identificar qual substância foi utilizada no recipiente, não importa de que material seja composto.
Isso porque há substâncias mais e menos fáceis de se limpar, destacando os cuidados ainda maiores quando se trata de soluções orgânicas.
Muitas vezes, o fabricante desses instrumentos informa quais produtos de limpeza devem ser usados no contexto em questão.
Sempre que manusear vidrarias com substâncias a altas temperaturas, utilize luvas de amianto para se proteger contra queimaduras. Outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) importantes para o manuseio desses instrumentos são as luvas de pelica e os óculos de segurança.
É preciso sempre estar atento, pois não se pode utilizar vidrarias trincadas, elas devem ser descartadas em lixo destinado para vidro, chamado de “sucata de vidro”, que são colhidos pelo sistema de Gestão de resíduos hospitalares ou de laboratórios.
Equipamentos de radiologia
Vale pontuar que a venda de equipamentos de radiologia é controlada pelo governo e que eles necessitam da aprovação do Ministério de Saúde, mesmo se for apenas a comercialização de uma pequena pequena, como um tubo ou seriógrafo.
É chamado de Sistema cr e dr radiologia as diferentes tecnologias de radiologia, CR sendo a computadorizada e DR sendo a digital.
No primeiro caso, a imagem do resultado do exame de raio x aparece em uma chapa e no segundo, mais moderno, aparece como uma imagem digital.
A principal vantagem de se optar pelo método digital é que ele é menos agressivo, consegue-se uma imagem de qualidade com menos emissão de raios x.
Como se sabe, os raios x fazem mal para a saúde quando usados em excesso, seja uma frequência acentuada ou apenas uma vez, mas em quantidades exacerbadas.
O uso para diagnósticos dessa radiação eletromagnética não apresenta riscos, mas as pessoas que trabalham realizando os exames de raio x digital devem tomar muito cuidado.
Como o equipamento é manipulado todos os dias, o uso de Equipamentos de proteção Individual são indispensáveis. Utilizam-se coletes, luvas, óculos de proteção, dentre outros acessórios.
Esse trabalho é considerado como perigoso e os funcionários, de fato, recebem um adicional de periculosidade. Para atuar na área, precisa-se realizar exames periódicos. Tudo isso é de suma importância, pois a exposição a esses raios pode gerar diversas doenças, a mais grave sendo o câncer.
Relógio comparador
Um Relogio comparador é um equipamento de medição analógico feito para obter dados precisos sobre grandezas lineares. É possível utilizar esse instrumento de maneira direta, medindo aquilo que se deseja ou de maneira indireta, estabelecendo comparações entre dados.
O aparelho não é utilizado na mão da pessoa que o manuseia, pois é muito sensível e frágil. Ao invés disso, o instrumento é fixado a uma estrutura de apoio.
Existe um procedimento a ser feito antes do uso do relogio. Primeiro, é preciso que se use um pano para limpar o fuso não lubrificado, depois se certificando de que ele está funcionando bem e se movendo suavemente pelo relógio.
Em seguida, verifica-se o alinhamento do eixo e se zera o relógio. Durante o uso, não se deve fazer movimentos bruscos e todas as peças fixáveis devem estar firmes. Além disso, o suporte do relógio deve ser quadrado e ter um apoio de superfície completamente plana e perpendicular.
Por fim, é preciso se lembrar de sempre se informar a respeito dos equipamentos e instrumentos usados. Seja em um laboratório de pesquisa, hospital ou em uma indústria, a importância de se seguir as normas e os cuidados de uso é igualmente alta.