Você já deve ter ouvido falar que um estilo de vida saudável evita problemas na saúde e na vida. Vários pesquisadores fazem essa relação além de instituições como a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos, fazer Tratamento para estresse e cuidar das relações sociais são apenas algumas formas de melhorar a qualidade de vida.
Em tempos nos quais as pessoas desenvolvem cada vez mais doenças emocionais e físicas, ter atenção às formas de autocuidado é importante.
Afinal, quantas pessoas acabam desenvolvendo ansiedade, compulsão alimentar, obesidade e outros problemas por causa de uma rotina desequilibrada?
Profissionais da saúde não só acreditam nessas conexões como alertam constantemente para a necessidade de mudar hábitos de vida.
Inclusive, é possível aliviar o stress e desenvolver uma reeducação alimentar ao mesmo tempo. Quer saber mais como melhorar o estilo de vida e aprender essas técnicas? Então confira esse conteúdo que foi pensado especialmente para você!
Mente sã, corpo são? Entenda o Tratamento para Estresse
Antes mesmo das pesquisas da atualidade falarem da relação entre o corpo e a mente, o filósofo romano Juvenal já trazia o ditado “Mens sana in corpore sano”. Ou seja, mente sã, corpo são.
Com o passar do tempo, os estudos nessa área foram se desenvolvendo e atualmente, essa citação tem muito sentido para a sociedade.
Tanto que o Tratamento para Estresse tem muitas variações e pode refletir tanto no corpo como na mente. A importância de olhar para essas questões é ainda mais forte quando dados de saúde são divulgados em um cenário recente, de forma alarmante.
No Brasil, 40 pessoas morrem a cada hora por causa de doenças cardíacas, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Além disso, a cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no país de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Apesar das diferentes causas e contextos, as duas situações possuem uma coisa em comum: o estresse emocional como um fator agravante.
Neste contexto, você deve estar se perguntando sobre quais os tipos de estresse e como fazer o tratamento para evitar doenças e melhorar o estilo de vida.
Como as pessoas apresentam reações e percepções diferentes, há várias formas de cuidado. Assim como cuidar do estresse é importante, iniciativas como o Programa afine se, que ajudam na mudança de comportamento e reeducação alimentar.
O que é estresse e como reduzi-lo ?
O corpo humano responde a todos os estímulos. Em situações de pressão, esforço extremo ou ameaça, o estresse surge como uma resposta e na prática traz vários sintomas físicos.
Insônia, alterações de humor, mudanças de apetite, problemas de concentração, dores de cabeça e imunidade baixa são algumas reações.
É natural que no dia a dia as pessoas se sintam cansadas por causa da rotina e apresentem algum tipo de sintoma. No entanto, em algumas situações, as pessoas não percebem a importância de investir em Tratamento para Estresse e diagnóstico de um especialista.
Afinal, assim como o estresse pode desenvolver sintomas físicos e doenças, há também fatores da rotina que influenciam essas condições e, neste caso, o estresse não é crônico e sim uma reação ao meio.
Para identificar qual é o nível de estresse e ansiedade, é importante buscar um psiquiatra/psicólogo e avaliar em conjunto com o médico fatores como:
Frequência dos sintomas e variações;
Histórico médico familiar;
Exposição à situações de risco/vulnerabilidade;
Rotina de vida (trabalho, círculos sociais);
Com essas informações, é possível desenvolver alguns cuidados para aliviar o stress. Confira os tópicos abaixo e avalie!
Cuidados para uma rotina saudável
Sabe aquelas recomendações médicas de manter as 8 horas diárias de sono, uma hidratação saudável e alimentação equilibrada? Elas são importantes.
Dormir bem, comer na hora certa, ter momentos de descanso e fazer atividades físicas são fatores para melhorar o estilo de vida. Além de proporcionar uma sensação de bem-estar físico, esses hábitos ajudam em diversos setores, seja na vida pessoal ou profissional.
Desenvolver estratégias de enfrentamento
Na rotina, há vários fatores externos que contribuem para o estresse. O engarrafamento no trânsito, o contato com ambientes e pessoas hostis, as filas longas do banco que podem consumir o horário de almoço.
Diante disso, é possível desenvolver algumas estratégias de enfrentamento ao estresse emocional. Para o trânsito, você pode optar mudar a rota, sair mais cedo ou caminhar se for possível. Para lidar com as pessoas, buscar ajuda de um terapeuta ou grupos de inteligência emocional pode funcionar.
Radiofrequência na barriga e cuidados com o físico
Situações de estresse e ansiedade podem gerar, entre outros sintomas, compulsão alimentar. Neste contexto, muitas pessoas podem sofrer com aumento de peso ou ficarem insatisfeitas com o corpo.
Quando não há uma reeducação alimentar adequada e as alterações de peso oscilam muito, é comum que a pessoa desenvolva flacidez na barriga.
Diante disso, apostar em técnicas que ajudam na redução dessas características de forma saudável é muito necessário. Algumas pessoas focam nos exercícios físicos e trocam todo o estilo de alimentação.
Outras recorrem a procedimentos estéticos para amenizar as mudanças corporais. Como os organismos são diferentes e apresentam necessidades diferentes, não há como eleger o procedimento ideal. No entanto, procedimentos como a Radiofrequência na barriga são uma boa alternativa.
Na prática, essa técnica não invasiva é feita ao longo de sessões, por meio de um equipamento especializado. A ideia é que o dispositivo transmita ondas eletromagnéticas para a pele e esse procedimento incentiva a produção de fibras de colágeno.
Como o aparelho é movido calor, há várias formas de queimar as calorias e o metabolismo, e, querendo ou não, isso ajuda a pessoa emagrecer caso ela queira.
É importante lembrar antes de qualquer procedimento, que a pessoa precisa estar ciente das sessões, do tempo de procedimento e dos cuidados posteriores para não gerar o chamado efeito sanfona.
Nesta mesma linha, o Programa afine se é uma opção que pode ajudar. Desenvolvido no Brasil, o programa une técnicas e estudos de profissionais diversos sobre a perda de peso de forma saudável e a mudança do comportamento.
A ideia é manter os efeitos positivos a longo prazo e a filosofia surge na necessidade de equilibrar corpo e mente. Afinal, se a mudança de comportamento surge no inconsciente, os profissionais acreditam que fica mais fácil desenvolver um estilo de vida saudável na rotina prática.