A importância de conviver com bichinhos desde a infância

Bichinhos

Bichinhos de estimação são incríveis, eles são companheiros, são leais, alguns são meio desajeitados, você nunca se sente sozinho perto dele, e nada é mais precioso do que ver a felicidade dele e crescer com ele.

Muitas pessoas crescem com seus cachorros, gatos ou qualquer que for o pet, criando um vínculo enorme de amor e amizade. 

Os donos de cachorros sabem do que estamos falando, pois eles fazem de tudo pelo seu amado cãozinho. Afinal, quem é que resiste a um filhote de cachorro?

No mercado existem diversos itens para pets, diferentes modelos de brinquedos, marcas de rações para cada necessidade e até petisco para cachorro filhote, o que não é falta opção para os donos escolherem. 

Mas estamos aqui para falar além dos petiscos e passeios, vamos te mostrar como crescer perto de um cachorro faz bem para as crianças, indo muito além da saúde. Vem com a gente, temos certeza que no final desse artigo você vai querer ter um bichinho só pra você!

Vínculo do pet com a criança

A relação de pets e crianças é cheia de pontos positivos, mas vamos começar falando do mais óbvio: a saúde. Crianças que têm um contato maior com cachorros e gatos tendem a ter menores chances de desenvolver alguma doença respiratória, como asma e outros tipos de alergias. 

É claro que isso não impede que a criança tenha algum problema, mas caso ela tenha, vai ser num nível muito menor de gravidade.

É como se o sistema imune da criança ficasse preparado devido ao convívio com os animais, como se eles fossem uma espécie de treinamento para o corpo. 

Existem outros motivos que explicam como a convivência entre crianças e cachorros é importante. Por exemplo, o desenvolvimento emocional, que consiste no crescimento social da criança, em que ela aprende a ter autocontrole, capacidade afetiva e de socialização. 

Quando uma criança convive com um cachorro, ela aprende a entender as necessidades daquele animal e a interpretar os sentimentos dele, trabalhando a empatia desde cedo.

Uma relação terapêutica

Caso você não saiba, cachorros podem ser terapêuticos. Crianças que possuem transtornos físicos ou neurológicos se beneficiam muito da presença de um bichinho, afinal eles são parte fundamental no acompanhamento de várias condições, como o autismo. 

Mesmo que eles não tenham um impacto direto na melhora dos sintomas, os cachorros trazem um conforto para as crianças, criando um elo de cumplicidade e de proteção que faz com que a criança sinta a necessidade de cuidar do animal. 

Os cachorros de modo geral são carinhosos, e isso aumenta a afetividade das crianças, fazendo com que os pequenos se tornem mais carinhosos.

Isso acaba contribuindo para o aumento da autoestima, já que cachorros não se importam com a forma física do seu dono, o que importa para eles é ser amado e ter um bom petisco depois de horas brincando. 

Não podemos esquecer de dizer que os cãezinhos promovem a união familiar, visto que ele é responsabilidade de todos os membros da família.

As tarefas e os cuidados com o bichinho devem ser compartilhados com as crianças, para que desde cedo elas tenham responsabilidade e cuidem dos animais da forma certa. Tarefas essas que incluem:

  • Passear;
  • Dar banho;
  • Limpar a sujeira;
  • Dar comida e água;
  • Brincar. 

Por último, mas não menos importante, a rotina com um cachorro e uma criança nunca vai ser normal.

Os pets ajudam a distrair as crianças, fazendo com que os pequenos tenham contato com a natureza e com outros ambientes, sem precisar de telas de celular e tablet.

Os cachorros são a melhor forma de introduzir para as crianças o senso de responsabilidade, amor, companheirismo e empatia.