A aeróbica é uma das práticas de exercícios físicos em que mais há o gasto calórico, através de movimentos rápidos, repetitivos e ritmados.
Dentro desse segmento, há alguns anos a zumba vem se destacando no meio fitness.
A Aula de zumba concilia a intensidade dos movimentos com dança. As aulas são ministradas com músicas de ritmos marcantes, sobretudo, da América Latina como, por exemplo, salsa, merengue, axé e samba.
A zumba surgiu como alternativa aos exercícios rotineiros das academias. Por meio da dança e de músicas da atualidade, ela proporciona uma prática física mais dinâmica e interativa.
A Aula de dança com zumba fitness apresenta benefícios, como:
- Queima de gordura (entre 600 a 1000 calorias por aula);
- Trabalha todos os músculos corporais;
- Contribui com a mobilidade motora;
- Melhora o condicionamento físico.
Para obter resultados ainda mais satisfatórios quanto ao emagrecimento, é recomendado ter alimentação e hábitos saudáveis que auxiliem no processo.
As mudanças não são instantâneas e levam pelo menos 3 meses para apresentar os resultados.
Portanto, a Aula de zumba para iniciantes não pode ser levada ao limite do esforço físico. O ritmo das aulas têm que ser elevado gradualmente para evitar lesões e estiramentos.
Além disso, as aulas devem sempre ser ministradas por profissionais licenciados e especializados na técnica.
Treinos físicos dinâmicos, rápidos e práticos
A Aula de boxe também é uma alternativa para sair da rotina dos treinos e equipamentos da academia.
O boxe é um ótimo exercício que auxilia na perda de peso com a grande quantidade de queima de gordura, além de aumentar a força muscular e a contribuir com a definição corporal.
Essa tendência fitness tem se ramificado para além dos ringues e contribuído para a saúde e bem-estar da população.
Esse esporte aprimora capacidades humanas e benefícios para o organismo, como força, saúde cardiovascular, velocidade e agilidade.
A Aula de pilates para iniciantes também tem feito parte do pacote de aulas variadas das academias.
O pilates é um sistema de exercícios focados no aprimoramento da flexibilidade e da força, através de movimentos precisos que são favoráveis para atingir o controle adequado e equilíbrio do corpo.
Alguns dos benefícios mais comuns são: ajuda a desenvolver a respiração adequada e alinhamento do corpo, melhora a concentração, melhora a circulação e envolve corpo e mente.
Atividade física: importante para saúde e bem-estar
Para quem não gosta de musculação, uma alternativa é o Treino Funcional para emagrecer. Esse treino consiste na integração de todos os movimentos musculares sem se restringir ao trabalho isolado em cada um dos músculos.
São sempre diferentes e não aderem às rotinas da musculação, mas sim à movimentação natural do corpo como, por exemplo, agachamento, giros, pulos, corridas, sempre dentro dos objetivos e limitações das pessoas.
O treino funcional tem maior dinamismo, sem a monotonia da rotina com a aparelhagem da musculação, e tem se destacado cada vez mais como alternativa.
Ele melhora a habilidade e aptidão para a movimentação do corpo, aprimora o desempenho da atividade física, auxilia na prevenção de lesões musculares, fortalece tendões e articulações, aperfeiçoa o funcionamento cardíaco e facilita a circulação sanguínea.
Entretanto, este método não dispensa o alongamento – importante antes de qualquer atividade física. Além de aquecer articulações, aumenta a amplitude da musculatura, evitando distensões.