Aspectos cognitivo, comunicacional e sensorial costumam ser melhor desenvolvidos
De acordo com o relatório de Monitoramento de Autismo e Deficiências do Desenvolvimento do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) nos Estados Unidos, publicado em março de 2023, estima-se que a cada 36 crianças de 8 anos, uma é diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Transpondo essa prevalência para o nosso país, o número de pessoas com TEA é de aproximadamente 6 milhões. Sendo assim, é urgente que a população conheça melhor essa condição, sem preconceito e exclusão social. Isso pode começar ainda na infância, a partir de brincadeiras simples como montar quebra-cabeças.
Nosso objetivo aqui é explicar um pouco mais sobre o autismo em crianças e como os brinquedos e as brincadeiras podem contribuir para a formação desses indivíduos, principalmente naquilo que eles costumam ter mais dificuldade, como os aspectos cognitivo, comunicacional e sensorial.
Compreendendo melhor o que é o autismo
Antes de falar do papel das brincadeiras no desenvolvimento de crianças com TEA, é necessário compreender melhor o que é, de fato, o autismo. Segundo o Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais, trata-se de um transtorno de neurodesenvolvimento.
Isso significa que o indivíduo com autismo costuma ter mais dificuldade em aspectos como comunicação, interação com outras pessoas, rigidez cognitiva e deficiência na reciprocidade sócio-emocional. A falta de atenção, a impulsividade e a irritabilidade aos estímulos sensoriais (sons, cheiros, toque etc.) também se fazem presentes.
Fato é que, com as medidas corretas, essas pessoas podem sim ter uma vida com mais autonomia, liberdade e um bom relacionamento com quem está à sua volta. Para tanto, é preciso que pais e cuidadores apostem em métodos terapêuticos, como atividades lúdicas e brincadeiras, desde a primeira infância.
Brincadeiras e desenvolvimento de crianças autistas
A Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics) diz que “o ato de brincar é um direito reconhecido como um instrumento que potencializa todo o processo de aprendizagem”. Isso corrobora a ideia de que brincar é algo necessário para o desenvolvimento infantil, seja de crianças típicas ou autistas.
Em se tratando dessas últimas, tais atividades são ainda mais importantes, considerando as necessidades especiais dos pequenos, de modo a trabalhar a atenção, a cognição, o desenvolvimento motor e sensorial e, é claro, a socialização para com outras pessoas. Confira a seguir alguns exemplos dessas brincadeiras.
Quebra-cabeça
Se o que você pretende é incentivar o desenvolvimento lógico e focal de uma criança autista, vale a pena investir no bom e velho quebra-cabeça. Prefira modelos compatíveis com a idade do seu filho e com temas que lhe sejam agradáveis.
Livro de colorir
Colocar a criança para colorir imagens é o tipo de atividade que mescla o desenvolvimento cognitivo e motor de maneira superlúdica. Ofereça livros com imagens de animais, paisagens e temas aos quais ela se interessa.
Kit de pintura facial
Pintar o rosto com tinta também é uma opção interessante para incentivar o lado artístico e até mesmo a imaginação dos pequenos. Lembre-se de comprar tintas laváveis, pincéis e avental para evitar muita bagunça.
Bolha de sabão
A leveza e a delicadeza de uma bolha de sabão costuma encantar a todos, especialmente quando se trata de indivíduos autistas. Portanto, essa é uma das brincadeiras mais econômicas e divertidas para se fazer em casa, usando um copo com uma mistura de água e sabão e um canudo para soprar e formar bolhas.
Brinquedos macios
Pelúcias e brinquedos de silicone, como o patinho de borracha, são bons exemplos de brinquedos para crianças com TEA em razão do material que costuma ser mais agradável ao toque.
Fantoches
Para incentivar a imaginação infantil e desenvolver diálogos, os fantoches são ótimos aliados. Você pode começar com um único boneco e depois ir inserindo novos personagens ao criar uma história para o seu pequeno.