Você sabia que a construção de casas de madeira são um dos sistemas que mais respeitam o meio ambiente?
Embora exista muito preconceito e desinformação sobre o assunto, em grande parte pela origem do material, basta analisar algumas características para entender a veracidade e compreender como as casas de madeira podem ajudar o meio ambiente.
A madeira é uma das matérias-primas mais apreciadas na construção civil. Inclusive tida como artefato nobre e utilizada em projetos de alto padrão. E não é para menos, as casas de madeira trazem em seu visual um charme único e uma grande diversidade de aplicações.
Além disso, têm um ótimo isolamento acústico e térmico, o que permite ambientes muito mais aconchegantes e acolhedores. Todas essas características, somadas ao cuidado com o planeta, a tornam um dos materiais mais indicados para a construção de um novo lar.
Claro que, estamos falando de madeira de reflorestamento, aquela que está totalmente de acordo com as boas práticas e dentro do que a legislação institui. Vale o alerta para sempre conferir a procedência de toda a madeira adquirida, mesmo que pareça de extração sustentável.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este conteúdo e descubra como as casas de madeira podem ajudar o meio ambiente.
Reduz a emissão de carbono e combustíveis fósseis
De acordo com um estudo recente, a aplicação de 34% a 100% do percentual mundial de madeira de reflorestamento poderia salvar 14% a 31% da emissão global de carbono e 12 a 19% do consumo global de combustíveis fósseis. Você deve estar se perguntando: mas como?
Então, a madeira reduz a emissão de carbono de muitas maneiras, as principais são:
É um recurso renovável. Isso significa que você pode cortá-la em um dia e no outro plantar outra no mesmo lugar.
Portanto, não há nenhum risco de esgotar e nem é necessário nenhum processo químico para a sua produção, fazendo com que ela cresça por um método de baixo impacto de produção.
Segundo alguns ambientalistas, a colheita de árvores permite que as florestas se tornem mais eficientes no sequestro de carbono. A explicação é: quando a árvore é cortada, ela detém carbono absorvido. Quando a outra é plantada em seu lugar, ela também fará o aprisionamento.
Requer menos energia para a produção do que os tijolos
Há uma crença de que cortar uma árvore é negativo, mas ao analisarmos que uma tonelada de madeira requer quatro vezes menos de energia para produção do que uma tonelada de tijolos, começamos a ver por outro ponto de vista.
Mas não acabou por aí, podemos ir além: concreto requer cinco vezes mais, aço 24 vezes, e alumínio 126 vezes. Impressionante, não é?
É um material bastante durável
Outro mito a respeito da madeira é acerca de sua durabilidade. Muitas pessoas acreditam que o material não é muito resistente e nem tem boa vida útil. Mas a verdade é que com o tratamento correto, uma casa de madeira pode durar centenas de anos.
E além de ter uma manutenção muito mais barata que os outros tipos de construção, ainda é sustentável até neste processo e sem exigir produtos caros ou mão de obra especializada para realizar a função.
Tem bom isolamento térmico e acústico
Como comentamos, as casas de madeira têm um bom isolamento térmico e acústico, o que a torna sustentável, inclusive após a sua construção. O que garante que seus moradores tenham ambientes aconchegantes e convidativos sem gastar mais para isso.
O isolamento térmico contribui para a diminuição da demanda por aparelhos refrigeradores, como:
- Ventilador;
- Climatizadores;
- Ar-condicionado;
- Entre outros.
Reduzindo assim, o consumo de energia elétrica. Já o isolamento acústico dispensa a necessidade de aplicação de sistemas isolantes, que, na maioria das vezes, são produzidos por processos industriais, evitando o uso de materiais poluentes.
Casa de madeira tradicional ou pré-fabricada?
Depois de entender como as casas de madeira podem ajudar o meio ambiente, ter a sua parece a escolha certa para o planeta, não é? E aí, vem aquela dúvida: ter uma casa de madeira tradicional ou pré-fabricada?
Ambas são opções sustentáveis e tem um acabamento lindo. Tudo depende da sua necessidade. Apesar das casas pré-fabricadas terem diversas alternativas de plantas, elas são um pouco limitadas. Então, caso queira um projeto muito específico, pode valer a pena construir.
Contudo, se prezar por facilidade e agilidade na montagem, adquirir um kit de casa de madeira, é ideal. A montagem das peças – que chegam no canteiro de obras prontas para serem encaixadas – costuma levar menos de 30 dias.
Além disso, as casas pré-fabricadas não geram desperdício de material e, consequentemente, não produzem entulhos no local, além de uma grande redução de custo.
O que colabora ainda mais para a preservação do meio ambiente e não gera surpresas no orçamento do proprietário, fazendo com que tenha controle quase total.