O eletricista, quando faz uma instalação elétrica, não faz isso de maneira aleatória ou ao acaso.
Ele faz visando uma necessidade elétrica para o ambiente e também visando a segurança das pessoas e dos equipamentos que serão utilizados.
Isto é, quando uma lista de compras é executada em uma loja de materiais elétricos, ela somente pode ser feita após a análise do projeto elétrico.
Seja a instalação de uma simples tomada ou mesmo a montagem de painéis elétricos complexos, um projeto elétrico é indispensável para conduzir a instalação e manter as coisas seguras e funcionando.
Por isso, sempre que você contratar um eletricista para trabalhar na sua casa, lembre-se que ele deverá entender, antes, como aquela rede funciona.
O que é básico, será feito rapidamente. Mas o que requer detalhes específicos, precisa de uma análise no projeto elétrico. A seguir, saiba mais sobre isso.
Projeto elétrico e sua importância
O projeto elétrico está para o eletricista, da mesma maneira que uma planta baixa está para um arquiteto ou mesmo para um engenheiro civil.
Afinal, é a partir do projeto elétrico que se pode extrair informações importantes sobre aquela instalação específica.
Não à toa, o projeto elétrico deve ser feito por um engenheiro elétrico, de modo que todos os fios, disjuntores, interruptores e outras peças, sejam pensadas de maneira estratégica para aquele projeto.
Isto é, com o projeto elétrico feito, o eletricista sabe exatamente o que ele precisa comprar, em quais quantidades e outros detalhes importantes para manter a instalação segura.
Necessidade energética do ambiente
A necessidade energética do ambiente é um fator determinante para a escolha dos equipamentos certos. Um ar-condicionado, por exemplo, precisa de mais energia do que um simples carregador de celular.
Logo, a tomada, plug e fio do ar-condicionado, devem ser reforçados a ponto de não aquecer e derreter.
Nada em uma instalação elétrica é “por acaso”. Tudo é feito de maneira pensada para que haja segurança e performance de uso.