O Aparelho para surdez é um pequeno dispositivo eletrônico para ser usado na região de dentro ou atrás da orelha, com o objetivo de potencializar a capacidade auditiva. Esse dispositivo apresenta três partes, basicamente, divididas em: um microfone, um amplificador e um receptor.
O aparelho recebe as ondas sonoras da voz através de um microfone, que são convertidas em sinais elétricos e enviadas a um amplificador. O amplificador aumenta a potência dos sinais e envia para o ouvido através de um receptor.
Esse sistema eletrônico é desenvolvido, então, para emitir sons mais altos para que uma pessoa com perda auditiva possa ouvir, comunicar e participar plenamente das atividades diárias O aparelho servirá para melhorar a qualidade auditiva e, como consequência, melhorar a saúde em geral de uma pessoa que esteja com problemas e dificuldades em ouvir bem.
As perdas auditivas podem ser causadas por algum desgaste do sistema auditivo ou caso o paciente possua alguma doença que limite o som chegar ao ouvido interno, dificultando a audição se o ambiente está silencioso ou se está barulhento.
É importante estar atento a sinais que a vida cotidiana possa apresentar. Os sintomas mais comuns são:
- Dificuldade para se comunicar nas atividades do dia a dia;
- Complicação em entender palavras ao telefone ou transmitidas da TV;
- Constante falta de atenção;
- Doenças como depressão.
Quanto custa o Aparelho para surdez?
O Valor de aparelho auditivo começa a ser calculado desde as primeiras consultas. Após a avaliação do médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, os mais habilitados para esses possíveis diagnósticos, o paciente é encaminhado para exames, como a audiometria – exame que avalia a capacidade do paciente para ouvir sons.
Os resultados desses exames irão indicar caso haja alguma perda auditiva.
Se for necessário o uso do dispositivo eletrônico para o ouvido, o paciente deve começar a cotação do aparelho. Após o diagnóstico do médico, é necessário procurar por aparelhos para melhorar a audição.
O tipo do aparelho deve ser escolhido com base no estilo de vida do paciente e com o auxílio do médico responsável para indicar qual o modelo e acessório são mais recomendados para melhorar a saúde auditiva. Portanto, o Aparelho auditivo comprar dependerá de todas as exigências do paciente.
Além disso, ele é calculado com base na tecnologia que o modelo apresenta, na cognitividade (que é o processo de aquisição do conhecimento através da percepção, da atenção, da associação, da memória, do raciocínio, do juízo, da imaginação, do pensamento e da linguagem), na falta do produto em estoque, em qual região é vendido, sua marca, entre outros fatores.
Uma boa solução auditiva trata-se da análise dos melhores produtos na Loja de aparelhos auditivos como também todos os serviços e acompanhamentos que serão fundamentais para a melhora da qualidade de vida.
Certamente, o paciente que faz o uso constante do aparelho nota significativas melhoras no bem-estar e no convívio com os outros ao seu redor.
Acompanhamento psicológico no tratamento
O Psicólogo para surdos pode ser um adendo muito eficaz ao tratamento do deficiente auditivo. Os problemas com a surdez afetam não só os ouvidos, mas também o comportamento psicológico e sentimental daqueles que convivem com essa deficiência.
A ineficácia ou a falta da comunicação, da relação social, dos preconceitos e o isolamento são dos pontos que atingem a autoestima e o bem-estar dessas pessoas.
O Psicologo para tratar ansiedade, depressão, agressividade e outros comportamentos contribui para que o deficiente saiba lidar melhor com as suas crises e conflitos.
É importante a família participar do processo também para que, inseridos no mundo individual do surdo, eles possam saber e entender como devem tratá-lo.