Você sabia que o conforto térmico é um conceito importante para o bem-estar dentro de casa? Ter um lar muito quente ou muito frio, por exemplo, pode fazer com que quem vive ali esteja sempre incomodado dentro da própria casa.
Por isso, ter escolhas de materiais, organização e decoração que visem o conforto térmico pode ajudar muito nisso.
Escolher um piso de madeira de reflorestamento, um móvel um pouco menor ou adicionar uma planta no canto da sala… Tudo isso pode ajudar. Entenda melhor sobre isso!
O que é conforto térmico?
O conforto térmico, como o nome sugere, é o conceito de criar ambientes nem muito quentes, nem muito frios. Além disso, buscar maneiras de manter a temperatura sempre agradável, independentemente de como está o dia do lado de fora.
O conforto térmico é muito importante em países com temperaturas “extremas”, como é o caso do Brasil, em que faz calor e tem tempo úmido a maior parte do ano, e também em países com temperaturas negativas.
Existem vários fatores que influenciam o conforto térmico de um local:
- Incidência de sol;
- Tamanho das janelas;
- Clima e temperatura média da cidade;
- Organização dos móveis;
- Tipos de piso e revestimentos utilizados;
- Tecidos presentes na casa.
Muitos fatores podem ser impossíveis de controlar, como a luz do sol que chega à janela do seu prédio ou o clima da cidade. No entanto, é possível deixar uma casa mais aconchegante e confortável com algumas dicas e mudanças.
Por que procurar conforto térmico em sua casa?
Ter conforto dentro de casa é imprescindível até mesmo para a saúde mental e bem-estar de quem mora ali. Por exemplo, uma casa com pouca incidência de luz pode ser bem mais gelada, além da falta de sol direto torná-la mais escura. Tudo isso faz diferença no conforto de quem mora naquela residência.
Em tempos em que o home office se tornou uma realidade para muitos, esse tipo de preocupação é ainda mais importante, pois muita gente começou a passar ainda mais tempo dentro de casa.
Com isso, pensar no conforto térmico durante todo o dia se tornou também importante. Quanta luz entra pela janela? Os quartos ficam muito quentes? Ou muito gelados? Tudo isso passou a fazer diferença.
Além disso, outro ponto muito importante sobre o conforto térmico é tornar a casa mais eficiente energeticamente, ou seja, gastar menos com eletricidade, tendo um ambiente fresco e iluminado, por exemplo.
3 dicas para conquistar conforto térmico em sua casa
Como vimos, alguns fatores que influenciam no conforto térmico são impossíveis de mudar, porém, é possível fazer mudanças dentro de casa para tornar o ambiente mais aconchegante em qualquer época do ano.
1 – Use cortinas e tapetes
As cortinas e os tapetes são imprescindíveis dentro de uma casa, seja para ambientes quentes ou frios. As cortinas conseguem reter uma grande quantidade de calor do lado de fora da casa, enquanto os tapetes trazem mais conforto para os pisos frios.
Ajudam também a controlar a sensação térmica dentro de casa, pois tornam o ambiente mais aconchegante de maneira geral, contribuindo com uma variação térmica menor, tanto para o calor quanto para o frio.
2 – Adicione plantas na decoração
Ter plantas em casa é uma ótima opção para o conforto térmico, pois elas controlam a umidade do ar, deixam o ar mais puro e também contribuem para uma temperatura mais equilibrada e fresca nos ambientes.
Além disso, também ajudam no conforto visual, pois adicionam cor e sensação de ambientes externos, o que também contribui para o bem-estar dos moradores. Vale a pena adicionar algumas plantas à sua casa.
3 – Considere a incidência de luz
A incidência de luz do local é um dos pontos mais importantes do conforto térmico, sem dúvidas. Isso porque determina tanto a iluminação da casa quanto sua temperatura.
Em ambientes com pouca luz, é interessante colocar cortinas finas, mas deixá-las abertas durante o dia, para ajudar tanto na ventilação quanto na iluminação.
Quando o sol é muito forte, o indicado é utilizar cortinas com retenção de calor, para mantê-lo do lado de fora em dias quentes e ter um ambiente mais confortável, sem altas temperaturas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.