Algumas doenças como as gripes e resfriados, algumas das doenças que aparecem quando você está com baixa imunidade, costumam aparecer com mais frequência, porém não é comum ficar doente diversas vezes ao longo do ano.
Caso os sintomas apareçam repetidamente, é preciso ficar atento aos sinais que indicam que o sistema imunológico pode estar enfraquecido.
Além de remediar os sintomas com os medicamentos adequados, é possível prevenir o retorno das gripes e outras doenças infecciosas através de uma alimentação mais saudável e equilibrada, como com:
- Frutas de qualidade;
- Vegetais frescos;
- Sementes;
- Cereais integrais;
- Laticínios.
A lista de alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade é longa, mas esses são os principais que podem te ajudar.
Afinal, como funciona o sistema imunológico?
O sistema imunológico é composto por células, tecidos, proteínas e órgãos. Essa força-tarefa é a responsável pela defesa do organismo contra agentes que podem ser prejudiciais, como os vírus e as bactérias.
Portanto, quando a imunidade está baixa, as defesas do organismo também acompanham o movimento, dessa forma o corpo se torna mais suscetível a ser atingido por uma gripe ou uma doença infecciosa.
Como saber se a minha imunidade está baixa?
O maior indicador de que a sua imunidade está baixa é a frequência em que as doenças aparecem, mas esse não é o único sinal visível.
Cansaço persistente, sono excessivo, infecções frequentes, dores no corpo e até mesmo queda de cabelo podem indicar o problema.
Como fortalecer o sistema imune?
O sistema imune está em constante construção e mudança, por isso é importante ter hábitos que ajudem no seu fortalecimento durante toda a vida.
Dormir adequadamente, praticar exercícios físicos, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas e focar na alimentação são alguns dos aliados da imunidade.
Abaixo você confere uma lista de alimentos para incluir na lista do supermercado e fortalecer o sistema imune.
Limão
O limão é um velho conhecido do sistema imune e se tornou popular graças aos “shots” de imunidade que se tornaram virais nas redes. O alimento é rico em vitamina C, que ajuda no combate dos agentes livres.
A dica para aumentar o consumo da fruta é utilizar o limão para temperar carnes, saladas e outros alimentos.
Morango
Para quem gosta de frutas mais doces, o morango é uma alternativa rica em vitamina C. Assim como o limão, suas propriedades antioxidantes ajudam a combater os agentes livres, fortalecendo o sistema imunológico.
Brócolis
O brócolis é uma ótima fonte de ferro e ácido fólico, contribuindo para a formação das células que ajudam a proteger o organismo contra os agentes infecciosos. Além disso, seu consumo ajuda na produção de anticorpos, que combatem os vírus e as bactérias.
A dica para potencializar ainda mais esses benefícios é combinar o consumo do brócolis com alimentos ricos em vitamina C.
Iogurte natural
Os iogurtes naturais são ricos em probióticos, que influenciam diretamente na saúde intestinal.
Com o bom funcionamento do intestino, é possível absorver os nutrientes de maneira adequada, evitando a carência de substâncias importantes e colaborando para um sistema imune mais saudável.
Alho
O alho é amplamente utilizado na culinária brasileira por conta do tempero que deixa nas refeições. Além do sabor, este pequeno alimento possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, capazes de combater as bactérias e aumentar a imunidade.
Quando buscar ajuda médica?
O fortalecimento do sistema imune não exclui a necessidade de ter acompanhamento médico e os cuidados necessários caso alguma doença apareça.
Por isso, é importante ficar atento aos sintomas e procurar ajuda caso ocorram mudanças significativas no organismo.
Durante as consultas, também é importante acompanhar com o médico se os hábitos adotados estão surtindo efeito. Dessa forma, é possível aliar prevenção e tratamento, construindo um sistema imune cada vez mais forte e saudável.