Na busca por melhorar o condicionamento físico e evitar problemas de saúde, é natural procurar por dietas low carb que ajudam a emagrecer.
A verdade é que, em uma conversa com seu nutricionista ou médico, você receberá a orientação de aliar o treino com a alimentação, para garantir bons resultados.
Uma das dietas em alta é a low carb, na qual você diminui o consumo de alimentos ricos em carboidratos. Em um cardápio tradicional, a recomendação é consumir ao menos 50% de calorias vindas de carboidratos, na low carb esse número cai para 40%.
No entanto, apesar de reduzir o consumo de
- Massas;
- Doces;
- Alimentos processados;
- Entre outros.
As carnes brancas, saladas, frutas e oleaginosas ainda estão liberadas. Confira quais são os benefícios dessa dieta para o seu treino.
Aumento da saciedade
A vontade de comer mais antes ou depois do treino pode interferir nos resultados da balança. Assim, se você segue um cardápio regrado, como a dieta low carb, tende a se sentir satisfeito mais facilmente.
O foco está em alimentos naturais, que demoram mais na liberação da glicose e na gordura natural, como as oleaginosas e a pele do frango, por exemplo. Como o corpo sabe onde encontrar a fonte de energia, no lugar de sinalizar fome ele vai consumindo a gordura disponível.
Emagrecimento mais rápido
Para quem foca no emagrecimento, essa é uma das grandes vantagens da dieta. Como há a redução dos carboidratos, o corpo precisa queimar gordura e os resultados começam a aparecer na balança.
O único detalhe é a redução da performance nas primeiras semanas, até o corpo se adaptar com o novo cardápio. Depois, como há substituição por alimentos naturais, a tendência é reduzir os números na balança e ganhar massa magra.
Reeducação alimentar
Como o sucesso no treino envolve aliar os exercícios com a dieta, uma das vantagens da low carb é a reeducação alimentar. Você vai tirar do cardápio alimentos industrializados, ricos em açúcar e farinhas brancas.
Seu corpo vai receber outras opções mais saudáveis e aprender a usar a quantidade de carboidratos recebida diariamente. O ideal é conversar e montar a dieta com um nutricionista, para evitar a perda da massa magra. Seu corpo precisa focar no uso de gordura.
Melhora do sono e da disposição
Dormir bem vai influenciar na sua disposição para o dia seguinte. Você sabia que treinar obrigado ou cansado não traz bons resultados? Assim, a mudança na dieta te ajuda a ter um sono mais leve e a descansar ao menos oito horas por noite.
Descansado você estará pronto para seguir o treino do dia, sem forçar os músculos e respeitando o seu momento. Nas primeiras semanas da mudança, por mais que descanse bem, você pode se sentir indisposto, mas isso acontece pela alteração do cardápio.
Combate à retenção de líquidos
A retenção de líquidos é uma das principais responsáveis pela sensação de inchaço. Quem adota a dieta low carb diminui essa questão, mas não deve se esquecer de tomar bastante água e se hidratar.
O benefício é resultado de você eliminar da sua dieta os alimentos industrializados, ricos em sódio e outras substâncias que contribuem para reter líquido.
Flexibilidade no cardápio pré e pós-treino
O cardápio pré e pós-treino para a dieta low carb é bastante flexível. As frutas são bastante indicadas por conterem açúcares naturais. Assim, você pode decidir se deseja caprichar no prato antes ou depois de voltar da academia.
Só não se esqueça de que é indicado comer ao menos uma hora antes de treinar e esperar entre 30 minutos e uma hora após os exercícios para fazer uma refeição.
Dessa forma, você consegue se exercitar sem aquela sensação de estômago cheio. Para quem opta pelo pós-treino, a recomendação é não exagerar no prato.