Para ter mais longevidade, saúde, disposição e viver uma vida com hábitos melhores, a alimentação entra como um fator muito importante. Todos sabemos que uma boa alimentação baseada em uma dieta que contenha produtos saudaveis, aliada à pratica de exercícios físicos, contribui para que uma pessoa seja mais saudável.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a expectativa de vida de uma pessoa pode aumentar em até doze anos caso ela tenha o hábito de comer mais frutas e vegetais e também de praticar exercícios físicos.
Especialistas garantem que consumir bons nutrientes, em uma alimentação equilibrada, com maior ingestão de alimentos naturais, podem ser grandes aliados na prevenção de doenças e, consequentemente, no aumento da expectativa de vida.
Uma alimentação saudável, variada e ricas em nutrientes é capaz de prevenir deficiências nutricionais e proteger contra doenças infecciosas. Uma dieta equilibrada deve incluir diversos tipos de alimentos compostos por:
- Proteínas;
- Carboidratos;
- Fibras;
- Gorduras boas;
- Vitaminas e minerais;
- Aminoácidos;
- Antioxidantes.
Para isso, é importante variar entre os tipos cereais, de carnes, de verduras, gorduras, legumes e frutas, deixando o prato o mais colorido possível e sempre prezando pelo consumo de comidas naturais.
Dicas para se ter uma boa alimentação
A pressa na hora de ingerir alimentos pode ser prejudicial, pois o organismo só começa a sentir saciedade cerca de vinte minutos depois da ingestão dos alimentos, ou seja, é importante esperar esse tempo e ir comendo devagar para não ingerir a quantidade de comida acima do necessário.
Beber água também é um hábito saudável que deve ser associado a uma boa alimentação, pois a água ajuda a promover limpeza em nosso organismo. Procure dar preferência aos alimentos naturais e produtos integrais, pois eles são muito mais saudáveis do que os alimentos industrializados.
Tente variar ao máximo os alimentos ingeridos para que você consiga suprir todas as necessidades do seu corpo. Procure sempre um profissional que possa fazer uma avaliação completar para analisar quais as suas necessidades, se há carência de algum tipo de vitamina ou mineral, e que seja capacitado para prescrever uma dieta adequada para o seu corpo e o seu estilo de vida.
Não adianta querer copiar a dieta de uma amiga, por exemplo, pois o que funciona para o organismo dela pode não surtir o mesmo efeito em você. Uma dieta bem prescrita envolve muitos aspectos específicos e individuais de cada pessoa. Por isso, dietas prontas não trazem o resultado esperado.
Associar a alimentação com a prática de exercícios físicos também facilita na hora de alcançar os objetivos e ter um estilo de vida muito mais saudável. Se essas dicas forem sendo inseridas aos poucos na sua rotina, logo vão se tornar hábitos que trarão excelentes benefícios para a sua vida.
Como cuidar da alimentação na infância
Independente da fase de vida em que nos encontramos, é fundamental cuidar da alimentação, consumindo a quantidade de nutrientes essenciais.
Na infância, isso não poderia ser diferente, principalmente porque é nessa fase que os hábitos de vida estão sendo construídos, além de que uma alimentação saudável é muito importante para uma boa formação.
Assim que os bebês começam a ter contato com o alimento, é importante deixá-lo tocar, brincar, experimentar e assim criar uma relação com a alimentação, tornando esse momento mais agradável.
Com o passar dos anos, as crianças começam a ter as suas preferências alimentares, mas nesse momento, ainda é imprescindível oferecer a elas os outros alimentos também, para que ela crie a consciência de que é importante ingerir todo tipo de alimento, inclusive alimentos integrais, por exemplo.
Incentivar a criança para que ela conheça aquele alimento em diversas formas de preparo pode fazer com que ela ceda e passe a gostar de alguma comida que, até então rejeitava.
Assim como em todos os aspectos da vida, o exemplo dos pais é fundamental. Em relação a alimentação, e isso não poderia ser diferente.
Pais que comem comidas saudáveis, optam por um produto natural, dão exemplos fazendo escolhas saudáveis, como comer uma refeição bem colorida, influenciam os seus filhos a querer o mesmo.
Estipular os horários das refeições também é uma atitude que deve ser tomada pelos pais, pois as crianças passam a entender que esse momento precisa ser respeitado.