Realizar uma cirurgia não é coisa simples. É um momento complicado onde a pessoa se encontra fragilizada, e apreensiva para o que virá a ocorrer.
Confira algumas dicas especiais para manter uma rotina segura no período pós-cirúrgico.
Pois bem, para que a cirurgia possua a devida eficácia, é necessário que se realize um período pós-operatório seguindo alguns preceitos e dicas básicas, como o repouso contínuo e limpeza no local do mesmo, por exemplo.
Sendo uma das etapas mais importantes da cirurgia, o pós operatório é o momento em que o paciente finalmente assume o controle ativo da situação e do ocorrido com o seu corpo, e do mesmo modo, se torna o grande responsável pelo resultado e a eficácia do processo.
Para que esse processo se dê de maneira fácil e tranquila, é necessário estar atento a algumas dicas que devem se seguidas para que se evite problemas maiores em relação ao local onde ocorreu a cirurgia e haja necessidade de novamente haver a submetimento da mão médica.
O básico do básico é buscar seguir todas, sem exceção, recomendações do seu médico e respeitar o período de repouso que ele indicou para você.
Posteriormente a etapa do pós-operatório você estará mais “livre” para realizar as atividade que deseja, então no momento não adianta e não tem o porquê ter pressa e antecipar a alta, só pode agravar a situação.
Existem mais algumas diversas dicas que ajudarão de forma incisiva na recuperação nesse período, e é por isso que elaboramos este texto, abordando alguns itens de suma e contundente importância para quem acabou de passar por um período de pós-operatório.
Aconselho que continue com a sua leitura e venha descobrir mais sobre como passar bem após um cirurgia.
Cinta pós operatório
Um procedimento cirúrgico requer muitos cuidados, como já falamos cima, e para alguns procedimentos como a lipoaspiração ou a abdominoplastia, o uso da chamada cinta modeladora ou pós-operatório é de suma importância.
Mas você sabe ao certo o porquê? Vejamos abaixo.
Assim que esses tipos de cirurgia são realizadas, o cirurgião plástico fica encarregado de fazer a indicação do uso da cinta, pois essa funciona para o corpo como uma espécie de apoio e proteção à determinada área.
Além dos outros cuidados do período de pós-cirurgia que devem ser devidamente feitos e seguidos, a Cinta pos operatorio contribui enormemente para que se possa manter a pele firme, dando um contorno corporal de maneira incisiva, além de colaborar para que o paciente tenha uma postura ereta.
Tudo isso citado acima, evita que a barriga venha a dobrar caso o paciente sente de uma maneira qualquer, e fazendo isso numa região onde há pontos cirúrgicos não é muito positivo.
Alguns dos benefícios da cinta abdominal:
Ajuda a cicatrização da pele;
Evita flacidez da pele e da barriga;
Postura e barriga firmes;
Confortável caso usada de maneira correta.
Órtese de umbigo
A órtese de umbigo, ou conformador como também é chamado, é um item que é indicado para que se mantenha a cicatriz umbilical no devido tamanho, após a ocorrência de um procedimento cirúrgico.
O uso da Ortese de umbigo evita que haja a retração da cicatriz, o que chamam de fibrose, e também a estenose pós-cirúrgica.
Ele também age de forma contundente na restauração da pele, pois possui em sua constituição um substrato hidratante, e é comumente desenvolvido com polímeros especiais que garantem um bom resultado final da pele.
Ele deve ser devidamente utilizado em situações pós-cirúrgicas na ocorrência de abdominoplastias, bariátricas, lipoaspiração, lipoescultura e hérnia.
Sua utilização deve ser realizada após a ocorrência da retirada da sutura.
Enfim, em situações complicadas como uma pós-cirurgia, todas as ações devem ser devidamente pensadas para que impliquem numa piora do quadro de saúde.
É essencial que o local onde você esteja em repouso tenha a devida assepsia, feita por uma Empresa de Terceirização de Limpeza, comum nos hospitais, ou caso esteja em casa, que obtenha o auxílio de alguém para uma melhor organização e limpeza.
Além disso, é de suma importância que na ocorrência de qualquer sintoma estranho não descrito anteriormente, você procure falar para o seu médico, para que se averigue a origem dele e possa resolver a situação.
Todo o cuidado é pouco nesse momento, o ideal é ter calma e paciência e seguir todos os passos descritos pelo médico.