Cada vez mais as empresas precisam dar atenção não só para a saúde física, mas para saúde mental dos colaboradores também. Afinal, dentro ou fora de uma empresa, vivemos em uma sociedade gradativamente mais ansiosa.
Segundo uma pesquisa da USP, o Brasil é líder em casos de depressão e ansiedade, com taxas de 59% e 63%, respectivamente. Essas duas causas, assim como outros transtornos psicológicos, prejudicam muito o desempenho, engajamento e produtividade dos colaboradores, impactando diretamente no financeiro da empresa.
Doenças neuropsicológicas podem aparecer ou se agravar em um local de trabalho negativo ou com má gestão. Dessa forma, é muito importante que os profissionais de RH prezam pela saúde mental e bem-estar dos funcionários.
Confira neste artigo os impactos e as melhorias que um recrutamento e seleção de pessoas bem feito pode oferecer para a qualidade de vida dos colaboradores.
Impactos da saúde relacionados à cultura e gestão da empresa
Talvez muitas pessoas não levem em consideração, mas o trabalho pode sim impactar na saúde dos colaboradores por diversos motivos como:
- Rotinas desgastantes;
- Gestores despreparados;
- Falta de incentivo organizacional;
- Trabalho sob pressão;
- Carga horário extensa;
- Ambiente competitivo.
Mesmo que existam fatores externos na vida pessoal dos colaboradores, esses pontos citados podem desenvolver distúrbios e impactar negativamente o bem-estar e produtividade do indivíduo dentro do ambiente corporativo.
O nível de satisfação com o emprego tem um papel fundamental na estabilidade da mente. Em função disto, é muito importante que o funcionário esteja alinhado com a cultura da empresa e isso pode ser identificado durante o processo seletivo.
Quanto mais o candidato se identifica com os valores da organização, menores as chances de demonstrar insatisfação no futuro.
Quando falamos sobre a cultura organizacional da empresa, não podemos deixar de citar sobre o trabalho temporário. Em alguns casos é necessário contratar pessoas por um determinado tempo para cobrir o quadro de funcionários.
E mesmo nesses casos é indispensável o alinhamento do indivíduo com a cultura da empresa. Ainda que os direitos do trabalhador temporário sejam diferentes de um funcionário fixo, ele precisa estar alinhado com os valores da organização para evitar possíveis frustrações ou quedas de produtividade durante o período de trabalho.
No entanto, independentemente se o colaborador é fixo ou temporário, os gestores devem acompanhar o desenvolvimento deles de perto, garantido o bem-estar e, consequentemente, uma boa produtividade e engajamento.
Impactos da saúde nos custos da empresa
Manter o bem-estar dos colaboradores pode evitar muitos transtornos, tais como o absenteísmo.
O absenteísmo é um dos fatores que mais causa prejuízos financeiros, já que a ausência de profissionais atrasa os prazos de entrega, o que acaba diminuindo significativamente o rendimento da organização.
O excesso de trabalho, o estresse, a falta de motivação, as dores frequentes, as crises de ansiedade e outras complicações físicas e mentais decorrentes do trabalho impactam no engajamento dos colaboradores. Além disso, um profissional com uma saúde debilitada pode precisar trocar de função ou atividade. Esses fatores são potencializados nos casos em que o colaborador não se sente parte de verdade da empresa.
Caso isso aconteça, a empresa precisará investir em treinamentos e ajudar na adaptação do funcionário. Isto impactará não só nos custos, mas também no tempo e na estrutura das equipes.
Outro fator que pode impactar nos custos da empresa é o aumento do turnover ou taxa de rotatividade, que nos diz o número de contratações e demissões frequentes em um curto período de tempo.
A rotatividade de funcionários é um dos maiores problemas para as organizações. A empresa precisará investir em novos processos seletivos, construção de novas equipes, contratos e outras questões burocráticas.
Muitas vezes o turnover é resultado de um processo seletivo desestruturado.Com a evasão dos novos contratados, as equipes irão ficar desfalcadas, o que sobrecarregará os colaboradores e aumentará o nível de estresse geral.
Se há uma crescente no índice de turnover, é preciso investir no recrutamento e seleção. O impacto indireto do turnover na rotina dos colaboradores que se mantém na empresa pode ser o responsável pelo desenvolvimento dos problemas citados neste texto anteriormente.
Sonde os candidatos, faça testes para ver como é a atuação deles em grupo (se o trabalho exigir tal), entenda qual é o perfil psicológico dele e se os valores dele estão alinhados com os da empresa. Se esses e outros pontos estiverem claros e bem estudados pela equipe de RH, as chances dele querer sair da empresa logo no início cairão drasticamente.
De certa forma, é possível prevenir as faltas, os afastamentos e manter o nível de produtividade das equipes através desse cuidado no processo seletivo.
Impactos no clima organizacional
Construir um bom clima organizacional, boas relações com os colegas de trabalho, trocar experiências e trabalhar em conjunto fará com que a equipe alcance resultados além das expectativas.
No entanto, isso só se torna possível caso os novos colaboradores contribuam para que seja assim. Por mais que as condições de trabalho sejam boas, o clima organizacional está diretamente ligado com o perfil e a relação das equipes. Saber como anunciar vaga de emprego é apenas uma pequena parte do que deve ser feito em um bom processo de recrutamento e seleção.
Conhecer o aspecto emocional e psicológico dos candidatos durante o processo seletivo está diretamente ligado à forma como o trabalho será executado.
Se o perfil da vaga exige que o entrosamento seja uma prioridade, candidatos que possuem ótimos currículos, mas se sentem menos à vontade em equipe podem não ser a melhor opção.
Os testes e ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção devem ser bem exploradas para garantir isso.
Há diversas empresas que optam pelos serviços de uma agência de recursos humanos por conta da expertise em sondar os melhores candidatos com as ferramentas certas, agregando definitivamente bons perfis ao quadro de colaboradores da empresa.
Se o processo for efetivo, os colaboradores saberão administrar melhor os conflitos, resolver os problemas em equipe, não chegarão ao esgotamento que prejudica a saúde mental e não precisarão se afastar da empresa.
Preserve a saúde dos seus colaboradores
Um dos maiores instrumentos de valor de uma empresa são os trabalhadores. Então nada mais justo que se preocupar com a saúde mental, a qualidade de vida no trabalho e o bem-estar deles, não é mesmo? Faça isto de maneira preventiva através da estruturação do processo de recrutamento e seleção.
Este texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Electi Serviços, uma agência de recursos humanos e trade marketing que está há mais de 17 anos transformando a história de empresas de todos os portes e segmentos.