Capacidade vertical do porta-paletes
Cobrimos a capacidade da viga do rack de paletes e como garantir que você esteja obtendo vigas fortes o suficiente para sua aplicação.
A capacidade da estrutura do porta-paletes funciona de maneira um pouco diferente. Como assim?
Ao contrário da capacidade do feixe, a capacidade do quadro vertical pode mudar. Isso ocorre porque o comprimento de suporte de peso de uma coluna de estrutura vertical pode mudar dependendo do número e do espaçamento dos níveis das vigas.
Parece confuso? Vamos dar uma olhada e discutir o cálculo da carga do rack.
Como funciona a capacidade da estrutura do porta-paletes
Quando falamos de capacidades de estrutura de porta-paletes, queremos dizer a capacidade por comprimento não suportado da coluna de estrutura vertical.
Em outras palavras, a distância entre dois níveis de viga ou entre um nível de viga e o piso. Isso é mais comumente conhecido como “espaçamento vertical do feixe”.
Uma grande vantagem das estantes seletivas de paletes é que os níveis das vigas são ajustáveis. Isso permite que você, usuário final, personalize seu rack de acordo com suas necessidades exclusivas.
Você pode até mesmo reposicionar seus feixes conforme o estoque muda e as demandas mudam.
Imagine uma seção de estantes com um nível de viga a 48″ do nível do solo e um segundo nível de feixe a 84″ do nível do solo.
O espaçamento vertical do feixe entre os níveis do feixe é de 36″ e o espaçamento vertical do feixe entre o solo e o primeiro nível do feixe é de 48″.
Capacidade da estrutura do porta-paletes
O que torna as capacidades do quadro complicadas é que os 48” de coluna sem suporte podem suportar menos peso do que o vão de 36”. Isso ocorre porque o peso pode exercer mais torque em distâncias maiores.
Como o espaçamento vertical do feixe muda de uma aplicação para outra, cada fabricante deve definir um espaçamento vertical padrão no qual todos os seus quadros serão classificados. Para muitos fabricantes, esse comprimento é de 48”.
Cálculo de Carga do Rack
O cálculo da capacidade de carga do rack de paletes necessária ou da capacidade da estrutura vertical pode ser feito com um cálculo simples de carga do rack.
Primeiro, pegue a carga máxima estimada por nível de viga e multiplique isso pelo número de níveis de viga que haverá em uma seção de estante.
Você então vai querer levar em consideração o espaçamento vertical do nível da viga, ou o comprimento não suportado do quadro sobre o qual falamos anteriormente.
Exemplo: Você calculou a capacidade de carga máxima dos seus níveis de viga e atingiu um total de 17.000 para o sistema.
Seu maior espaçamento de feixe vertical será de 48″. Nesse cenário, você precisará de estruturas classificadas em 17.000# ou mais com espaçamento de feixe de 48”.
Os fabricantes de porta pallets fornecem gráficos de capacidade que mostram a capacidade em um determinado espaçamento de feixe vertical.
Cálculo da capacidade da estrutura do porta-paletes
Outras considerações de segurança da estrutura vertical
As considerações de capacidade não são as únicas informações importantes a serem lembradas quando se trata de quadros verticais.
Aqui estão algumas outras coisas que recomendamos levar em consideração para manter seu armazém seguro e proteger seu investimento.
Relação altura-profundidade do porta-paletes
A relação altura-profundidade é bastante simples: Recomendamos que as estruturas das estantes para paletes não sejam mais do que seis vezes mais altas do que profundas.
Essa proporção de 6:1 é usada como regra geral porque permite maior estabilidade em caso de colisões, atividade sísmica e outras forças.
No caso de uma estrutura que exceda a proporção de 6:1, os espaçadores de linha podem ser usados para “amarrar” uma fileira de estantes à outra, aumentando a profundidade geral e trazendo as fileiras combinadas dentro da proporção de 6:1.
Ancoragens de porta-paletes
As âncoras de porta-paletes são âncoras de concreto que prendem a estrutura do porta-paletes ao piso.
A recomendação padrão da indústria é ancorar sempre todas as estruturas de mini porta paletes.
Eles podem soar como apenas mais um acessório, mas, na realidade, as âncoras para paletes são uma parte vital de praticamente todos os sistemas seletivos de paletes.
Protetores de coluna e proteção de estrutura
Um dos tipos mais comuns de acidentes que ocorrem em armazéns são as colisões de empilhadeiras com colunas de estrutura vertical.
Mesmo em baixas velocidades, os dentes da empilhadeira podem amassar as colunas verticais.
Uma coluna de estrutura danificada geralmente é enfraquecida. Para ajudar a proteger contra isso, recomendamos o uso de protetores de coluna com armações de porta-paletes.
Os protetores de coluna são aparafusados ao solo ou presos à própria estrutura e protegem contra colisões de empilhadeiras.