O ramo da saúde é muito amplo e conta com diversos equipamentos diariamente, nas mais diversas aplicações.
A qualidade de um hospital, por diversas vezes, é medida através da qualidade dos equipamentos que são usados no dia a dia.
Os pacientes buscam por precisão e velocidade, valorizando o uso das tecnologias mais recentes.
Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre três deles, que são usados com uma alta frequência, mas com funcionamento desconhecido por muitas pessoas.
Monitor de radiologia
O monitor radiologia serve para visualizar os resultados de exame de raio-X. É uma forma eficiente de ter uma visão mais clara e nítida do exame, permitindo que se identifiquem problemas com mais eficiência.
Esse equipamento é utilizado para reduzir custos, pois com ele não é necessário que se faça a impressão das chapas.
As chapas são confeccionadas de um material com custo mais elevado e é uma produção de lixo desnecessária, considerando que existe outra alternativa para elas.
Para além do custo, utilizar um monitor de radiologia poupa tempo. Afinal, a impressão das chapas, o seu transporte e distribuição até os pacientes implica em um tempo precioso, que podia ser usado em atividades mais urgentes e necessárias na rotina hospitalar.
Quanto o profissional que trabalha com a radiologia, é essencial ressaltar a importância de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o que inclui coletes de chumbo que protegem contra a radiação.
Os pacientes fazem o exame esporadicamente, mas os profissionais da área estão constantemente em contato com esse tipo de material, configurando risco para sua saúde.
Relógio comparador
O relogio comparador é um instrumento de medida analógica, feito para medir grandezas lineares com precisão. Em hospitais, eles são utilizados nos cilindros de gás, muito presentes em tratamentos para as mais variadas doenças.
Os cilindros de gás hospitalares são os mais puros que existem, contendo uma quantidade praticamente inexistente de impurezas.
Esse relógio auxilia na medição da pressão do gás inserido naquele cilindro e se certifica de que a válvula e as conexões estão em perfeito estado.
Esse tipo de relogio pode ser usado para medir a espessura, calibrar e, no geral, fazer medições com uma precisão alta.
Assim, ele pode ser usado para se certificar de que as conexões estão bem colocadas, um equipamento possui todas as peças no ângulo certo e muito mais.
Existem alguns cuidados que precisam ser tomados com o uso desse tipo de relógio, justamente por conta de sua precisão. Eles são muito sensíveis e não podem ser segurados para realizar a medição. É preciso que estejam em um suporte fixado no chão.
Transdutor para ultrassom
Esse equipamento, essencialmente, é a câmera da máquina de ultrassom, sendo responsável por emitir as ondas através de transformação de voltagem em vibração. Assim criando as imagens que surgem na tela.
Sempre que se pensa em ultrassom, a imagem de uma gravidez vem em mente, mas ela é útil para muitos outros fins, por exemplo, um teste de ultrassom pode determinar se um paciente possui hérnia ou pedra no rim.
Existem diversos tipos diferentes de transdutores para ultrassom, no que diz respeito ao seu modo de funcionamento e seu modelo. Alguns exemplos mais populares são:
Piezoelétrico;
Magnetotristivo;
Capacitivo;
Eletromagnético;
Linear;
Convexo.
A maior parte dos hospitais possui mais de um tipo de Transdutor para ultrassom, pois alguns são mais úteis para uma determinada aplicação, mas não para outra. Então, em prol de sempre oferecer o melhor aos pacientes, opte por adquirir mais de um modelo.
O tipo mais comum é o piezoelétrico, que possui a maior capacidade de trabalho. Mas, em termos de resolução, a melhor opção é o magnetostritivo.
Para quem busca por controle, os capacitivos permitem que se altere a distância entre as placas. o modelo que mais oferece conforto é o convexo, facilitando a execução do exame, principalmente em casos de gravidez.
Quando se trata de ultrassom, um hospital pode se destacar por conter equipamento de maior qualidade.
Sobretudo quando se trata de gravidez: quanto mais nítida for a imagem, mais contente os pacientes ficarão.
A dica final é sempre trabalhar com os melhores fornecedores do mercado e, ao realizar a compra de qualquer equipamento, se preocupar com a manutenção.
Escolha por marcas mais populares, cujas peças originais sejam fáceis de se encontrar nos serviços de assistência técnica.