Análises, amostras, pesquisas e desenvolvimentos são muito importantes para a evolução e crescimento da sociedade. Por meio delas é possível realizar descobertas transformadoras, erradicar doenças, buscar novos tratamentos em laboratórios e elaborar novos produtos e substâncias.
Somando a inclusão de aparelhos tecnológicos, esses estudos e descobertas passaram a ser alcançados em um tempo mais rápido, pois os equipamentos e processos passaram a ser mais automatizados refletindo diretamente no tempo dos processos e seus resultados.
Dessa forma os laboratórios que são os locais responsáveis pelo desenvolvimento dos estudos e análises tornaram-se cada vez mais equipados e tecnológicos. Dentre os vários equipamentos existentes, há aqueles que são destinados a conservação correta dos produtos e amostras.
Por ser modelos e amostras diversas, foi necessário a criação de muitos equipamentos com características e funções distintas, a fim de que todos recebam o tratamento correto. Por isso antes de adquirir um desses equipamentos é importante conhecer as suas funções e características.
Ultracongelador
O ultracongelador é o equipamento responsável pelo armazenamento e estocagem de amostras que precisam ser conservadas em baixíssimas temperaturas.
Normalmente são utilizados em laboratórios químicos e biológico e conservam, por vezes, tecido humano, animal ou vegetal, sangue, vacinas, microrganismos e outros materiais que precisam estar seguros e devidamente guardados.
Atingidos temperaturas abaixo de -90 graus esse equipamento ainda apresenta as seguintes vantagens:
- Maximiza a capacidade de armazenamento;
- Ocupa pouco espaço físico;
- Monitoramento 24 horas da temperatura;
- Recuperação rápida da temperatura;
- Sistema de alarme.
Esse último é acionado quando há alguma falha ou problema no equipamento em situações que são atípicas, como a queda de energia, que o alarme é acionado para que haja uma ação rápida e efetiva para estabilizar a temperatura e não perder todas as amostras e o estudo que já foi desenvolvido.
Refrigerador
O refrigerador para laboratório é mais utilizados em locais que são desenvolvidas análises clinicas, ou seja, para elaboração de resultados de exames e afins que são solicitados pelo médicos aos pacientes como forma de verificar a saúde e detectar possíveis doenças.
Assim as principais amostras são de urina, fezes e sangue. Nesse cenário o refrigerador é responsável por realizar a conservação em temperatura correta de cada uma dessas amostras para realizar as análises e conseguir um resultado preciso.
Para que os resultados sejam alcançados o refrigerador possui isolamentos térmicos e controle da temperatura.
Além disso, é preciso se atentar a alguns detalhes em seu processo de instalação, pois o mesmo para seu funcionamento efetivo precisa ser colocado em um espaço que não receba luz solar, não fique muito próximo as paredes para que seja possível a circulação do ar e que seja uma ambiente fresco e arejado.
Seguindo todos esses requisitos o refrigerador pode ser usado sem danos as amostras e resultados dos exames.
Câmara fria
A camara fria é mais indicada para laboratórios industrias que possuem uma área e produção maior, no qual o local de armazenamento precisa atender as demandas da produção.
Por isso antes de adquirir esse produto é preciso verificar o espaço disponível para sua instalação bem como as características da corrente elétrica.
As vantagens desse produto são muitas, entre elas é possível mencionar o amplo espaço para armazenar os produtos, isolamento térmico, controle de temperatura, são fáceis de operar e são versáteis, pois permitem que sua produção e instalação sejam personalizadas.
Outros equipamentos
Além dos modelos citados há também o balcão refrigerado que além de servir para armazenar pequenos ensaios também apresentam a vantagem de possuírem uma estrutura de apoio para realização de outras atividades e suporte para demais equipamentos e acessórios como tubos e vidros, balanças e outros equipamentos e porte pequeno que precisam de apoio para utilização.
Outro equipamento que se faz presente nos laboratórios é a osmose reversa preço que serve para purificar a água que será utilizada para o desenvolvimento de estudos e análise, pois nesse contexto a água não pode apresentar nenhum nível de contaminação para não interferir e comprometer os resultados das pesquisas que estão sendo desenvolvidas.
Assim, o monitoramento e manutenções periódicas precisam ser realizadas a fim de manter sempre o alto nível de qualidade da água, dentre as peças a que mais precisa de atenção é o filtro de agua agente responsável por sua purificação e descontaminação.