Praticar atividades físicas regularmente e de forma adequada, conforme as limitações físicas de cada um, é uma forma de garantir mais longevidade e qualidade de vida.
Isso porque, os movimentos realizados, a perda de calorias e o fortalecimento muscular geram um impacto extremamente positivo no organismo humano e podem contribuir com uma grande variedade de benefícios para a saúde.
Dessa forma, é muito importante estar por dentro das modalidades e as diversas atividades físicas existentes. Isso porque, nos dias de hoje, quem quer se exercitar tem um universo vasto de recursos disponíveis.
Da musculação ao ioga, da meditação ao beach tennis, as possibilidades variam tanto quanto os portes físicos e as demandas de cada um.
No artigo a seguir, conheça os benefícios de três práticas que podem ajudar a queimar aquelas gordurinhas abdominais, promover o fortalecimento dos músculos ou mesmo dar uma relaxada enquanto se exercita.
Projeto verão?
Com a chegada do verão, a maioria das pessoas busca realizar atividades físicas que promovam um corpo idealizado por elas, adequado de acordo com o que elas têm como objetivo.
Tendo em mente que queimar gordura é proporcional às atividades físicas, dietas e tratamentos estéticos.
Em muitos casos, perder a barriga é um dos principais motivos para isso. E, embora pareça muito difícil, é possível.
O abdominal é um exemplo de exercício físico que pode auxiliar quem busca dar um fim naquelas gordurinhas localizadas. Isso porque elas forçam a movimentação dos músculos na região do abdômen e, consequentemente, provocam a queima de calorias.
Por ser uma prática localizada, ou seja, em que se trabalha apenas uma região como foco principal, as abdominais proporcionam a perda da gordura que se acumulou no local.
No entanto, vale lembrar que uma prática física raramente envolve apenas um músculo ou uma região do corpo, pois o organismo é integrado e, muitas vezes, outros membros podem se impactados por práticas que parecem, a princípio, isoladas.
Existe diversas modalidades de abdominal e, cada um, se adequa a um objetivo, porte físico, etc. Alguns quesitos a serem levados em conta são o tempo que a pessoa quer levar para perder aquela gordura (dentro do possível, é claro) e a sua resistência.
O abdominal crunch é um dos mais indicados, por conseguir trabalhar de forma eficiente e direcionada o abdômen e ainda proporcionar impactos positivos para outras partes do corpo.
Vale frisar que todo exercício ou pratica visando a perda de peso deve ser programada de forma a preservar e auxiliar na manutenção da saúde.
Hora do tapetinho
Muitas pessoas ainda não sabem, mas a prática de ioga traz inúmeros benefícios. E não é só para o corpo! A mente também se beneficia de modo amplo e direto quando o assunto é estender o tapetinho e começar a praticar.
Outra característica que muitos subestimam é a perda de calorias e o fortalecimento muscular, que apresentam índices bem elevados nessa prática.
Quem já fez uma aula sabe como as posições de yoga são mais difíceis do que parecem. Mas não se assuste, pois as vantagens são muitas e o prazer é bem recompensador também.
Afinal, a atividade física de qualquer estilo, desde que feita na medida dos limites de cada um, geram diversas reações químicas no organismo que dão uma sensação de bem-estar inigualável.
Alguns dos principais benefícios colhidos pelo iogues são:
- Aumento do foco e da concentração;
- Perda saudável de calorias;
- Fortalecimento dos músculo do corpo inteiro;
- Relaxamento durante a prática.
Vamos meditar?
Espera aí! meditação é uma atividade física? Acredite você que é isso mesmo!
Embora muitas pessoas acreditem que a prática meditativa não exija nenhum esforço do corpo, isso não é o que ocorre.
Na verdade, a prática faz uso de uma série de órgãos e músculos do organismo. Claramente, isso irá variar conforme o tipo de prática, o tempo de duração e, principalmente, o objetivo do praticante.
Afinal, assim como no caso anterior, meditar não tem a ver apenas com saúde física, mas também a mental.
A meditação transcendental, por exemplo, é uma ótima forma de se atentar ao seu corpo, ao funcionamento dos seus membros, ao estado em que se encontram, etc.
Com essa avaliação de si mesmo, é possível progredir ainda mais quando chegar a hora de colocar os músculos para agir em desempenho máximo.
Dessa forma, o exercício pode auxiliar no auto conhecimento, na concentração e para o bem-estar geral do praticante.
O mais importante, independente da atividade, é estar na ativa, evitando os danos quase sempre irreversíveis de um estilo de vida sedentário.
Além disso, seja qual for a sua prática, é essencial estar bem acompanhado por um profissional que possa evitar lesões, fraturas e desconfortos decorrentes de exercícios que não se ajustam ao seu porte ou que não trazem os benefícios que você busca.