Um atendimento centrado no paciente tem se tornado um forte diferencial competitivo da área médica. Afinal, a organização médica reflete muito no atendimento ao paciente, principalmente dentro do universo da medicina humanizada.
Quando o paciente procura ajuda, normalmente é sinal de que ele não está bem e está preocupado com a própria saúde, concorda? Pois bem, nesse momento, ele espera que o profissional da saúde demonstre interesse em ouvi-lo e realmente se preocupe com sua dor.
A seguir, mostramos como a medicina humanizada funciona e como aplicá-la em sua clínica. Acompanhe!
Como a medicina humanizada funciona?
A medicina humanizada visa prestar um atendimento que valoriza a dignidade humana, prestando ao paciente toda a assistência necessária e fortalecendo a confiança entre médico e paciente.
Além de cuidar da saúde das pessoas, o profissional precisa ser compreensivo e sensível com a realidade cultural e social do sujeito. Nesse contexto, o paciente precisa ser visto como único. Portanto, manter um bom diálogo é fundamental para entendê-lo por completo.
Como implementar a humanização na clínica?
A humanização deve ser implementada o quanto antes, mas, para isso, é importante saber como agir para evitar erros. Veja quais são os principais passos para fazer essa implementação.
Melhore sua comunicação com o paciente
O paciente não é formado em medicina, tampouco entende os termos técnicos da área — que, diga-se de passagem, são bem difíceis até mesmo de pronunciar em alguns casos, concorda?
Nesse sentido, é importante adotar uma linguagem que o paciente entenda. A informação sobre o seu quadro de saúde precisa ser acessível, ou seja, ele precisa entender completamente o que está acontecendo, independentemente do que seja, como:
- Gripe;
- Sinusite;
- Virose;
- Conjuntivite;
- Entre outras doenças.
Essa melhora na comunicação ajudará até mesmo o paciente a aderir melhor o tratamento indicado, na certeza de que todo aquele processo o ajudará a se recuperar.
Treine a sua equipe
Não é só o médico que precisa prestar um atendimento humanizado. Todos os profissionais que o auxiliam no dia a dia da clínica também precisam saber como acolher o paciente. O cuidado integral precisa ser de responsabilidade de todos.
Imagine a seguinte situação: um paciente entra em contato para agendar uma consulta e a recepcionista pergunta o porquê da consulta. Ao informá-la o motivo, a própria o trata com indiferença, não dando a devida atenção para a sua dor.
Será que o paciente dará continuidade à consulta ou procurará outro profissional? Percebe a importância de ter parâmetros humanizados em todo o processo que envolve o paciente?
Nesse sentido, a capacitação da equipe é essencial para oferecer um atendimento realmente humanizado e de qualidade.
Ouça o paciente
Ouvir o paciente exige calma e paciência. Isso porque o paciente se encontra abalado e fragilizado com a sua condição. Além disso, ele precisa de amparo, pois está em sofrimento. Sendo assim, é importante oferecer a ele uma escuta sem julgamentos.
Além disso, é importante ter em mente que, enquanto ela fala da sua condição, você terá mais parâmetros para dar um diagnóstico preciso e a construção de um tratamento eficiente.
Nesse sentido, é interessante até mesmo aumentar o tempo de consulta de cada paciente. Ainda usando o exemplo da pediatria, você pode não só examinar as crianças, mas fazer com que elas se sintam à vontade dentro do consultório.
Para isso, disponibilizando brinquedos para tranquilizá-las e criando uma série de questionamentos para os pais a fim de entender a rotina dos pequenos, desde a introdução alimentar até seus últimos marcos de desenvolvimento.
A medicina humanizada ajudará você a ter um contato mais próximo com seus pacientes. Portanto, invista nessa estratégia para se tornar referência na sua especialidade.