Não adianta: se o seu objetivo é implementar uma alimentação mais saudável, nutritiva e equilibrada para toda a família, esse cuidado deve começar bem antes do início do preparo dos alimentos. Uma boa alimentação passa pelas escolhas feitas desde o supermercado on-line até a preparação de refeições balanceadas no dia a dia, sendo necessário aprender a priorizar as opções mais saudáveis de alimentos para compor sua dispensa.
Como é possível fazer essas escolhas de forma consciente e inteligente? Há como conciliar a montagem de um cardápio nutritivo com economia para o bolso ou você terá que gastar mais nas compras do mês? Se você quer entender melhor este assunto, o texto abaixo apresenta dicas valiosas de como montar uma lista de compras saudável e econômica.
Monte uma lista de compras e se atenha a ela
Fazer a lista de compras é a recomendação número 1 se você quer fazer economia no supermercado. Porém, também é uma dica primordial para ter uma alimentação mais saudável, já que você só vai comer o que for comprar. Assim, anote na lista tudo aquilo que precisa, não esquecendo de itens como frutas, verduras, legumes, cereais, iogurte natural, ovos, peixe e frango.
Com a lista finalizada, é importante segui-la ao fazer as compras. Isso evita compras desnecessárias e que você acabe introduzindo na sua dieta alimentos não tão saudáveis, mantendo, assim, o seu objetivo.
Elabore o cardápio da semana previamente
Uma ótima maneira de facilitar o tópico anterior é você montar, de antemão, o cardápio da semana. Claro, você não precisa seguir o cardápio à risca, já que vez ou outra será preciso fazer algumas adaptações e/ou preparar outra refeição. No entanto, com o cardápio em mente, você terá mais clareza sobre quais os ingredientes você irá precisar comprar.
Essa estratégia é benéfica, pois também evita que os alimentos estraguem na geladeira ou você tenha que fazer outra visita ao mercado para comprar algo necessário para um prato em específico. A elaboração do cardápio também ajuda a manter você focado em uma alimentação mais saudável e equilibrada, otimizando seu tempo na cozinha e dispensando a necessidade de pedir refeições por delivery.
Tome cuidado com as promoções
A ideia das promoções e ofertas especiais é que você poupe na hora de comprar. Entretanto, é preciso tomar cuidado com compras não planejadas e feitas por impulso. Afinal, se você for fazer uma compra “por estar muito mais barato”, mas que você não tinha planos de realizar, na verdade, você estará tendo uma despesa extra.
Nesse caso, o segredo é resistir e evitar cair na tentação. Então, com a lista de compras em mãos, na qual estarão listados os alimentos saudáveis que você pretende comprar, evite passar perto de corredores e seções que tenham as ofertas com os alimentos não saudáveis.
Dê preferência aos vegetais da estação
Uma decisão saudável e econômica que você pode adotar ao fazer as compras é sempre priorizar por comprar os vegetais da estação. Frutas, hortaliças e legumes são alimentos bem-vindos em todas as dietas e ajudam a tornar o corpo mais saudável, possuindo uma série de nutrientes e vitaminas que fortalecem o organismo e ajudam a prevenir doenças.
Quando se dá prioridade para os vegetais da estação, o bolso também agradece. Essas são opções que estarão mais em conta no supermercado, por estarem mais abundantes. Por outro lado, aqueles fora da estação estarão mais caros, sendo melhor negócio deixar para comprá-los em outro momento.
Preste atenção aos rótulos
Também é importante não negligenciar as informações presentes nos rótulos dos alimentos. Por isso, procure sempre ler os rótulos dos alimentos, verificando a composição e descobrindo se eles são, de fato, saudáveis. Você pode aproveitar o momento para comparar produtos similares e ver qual é a opção mais saudável para o consumo. Aproveite para verificar também a validade dos produtos, evitando adquirir os que estão próximos de saírem da validade.