Praticar atividades físicas é extremamente importante pois, elas são essenciais para a saúde do corpo e da mente, principalmente na terceira idade.
Fortalecimento muscular, aumento de resistência e emagrecimento, são apenas alguns dos benefícios obtidos por aqueles que mantêm em sua rotina, a prática de exercícios físicos como, por exemplo, treino funcional. Na terceira idade, a importância dessa prática se mantém e exige alguns cuidados.
Por que realizar atividades físicas na 3ª idade?
Conforme a idade avança, é normal que algumas funções do corpo passem a “emperrar”; sejam o equilíbrio, a memória ou a resistência física.
Para combater – ou retardar – esse processo, atividades como a ginástica funcional, são extremamente benéficas.
Sem a exigência de grande esforço, apenas de comprometimento, essa modalidade promove o uso de todos os membros do corpo e visa o aprimoramento do condicionamento físico e da resistência.
Exercícios, como agachamentos, circuitos e uso de aparelhos aeróbicos são alguns exemplos que podem ser encontrados nesse tipo de atividade.
Exercícios para terceira idade
O pilates para idosos é outra modalidade indicada e já muito procurada. Ao contrário da atividade anterior, o pilates trabalha com músculos específicos, de acordo com a necessidade.
Contando com exercícios de baixo impacto, o método corrige a postura, ativa a circulação e tenciona músculos através do alongamento, o que ajuda a prevenir processos degenerativos como a artrose.
O curso de pilates para idosos é muito procurado e indicado, existindo até mesmo clínicas de fisioterapia especializadas nisso.
Com instrutores responsáveis por passar os exercícios corretamente e corrigir falhas de postura, garantindo o proveito máximo da atividade e, assim, o proveito máximo dos benefícios por ela trazidos.
Outra possibilidade para a prática de exercícios, é a academia para idosos. Contando com todos os aparelhos de uma academia padrão, o diferencial é o atendimento.
O cliente é avaliado e recebe um programa de treino, que se adapte a quantidade de esforço que ele pode fazer, e contam com funcionários que têm experiência com exercícios para a terceira idade.
Várias atividades podem ser realizadas, como a musculação própria de academias, ginástica funcional, dança e até mesmo boxe.
Além dos benefícios próprios da prática de atividades físicas, esse ambiente promove também a interação social e soluciona um dos principais problemas da velhice: o sentimento de solidão.
A prática de exercícios físicos na terceira idade é muito importante e não deve ser negligenciada.
Conheça os benefícios da prática de atividades físicas
Os benefícios alcançados com ela são essenciais para a longevidade, a qualidade de vida e a saúde.
Os benefícios trazidos pela prática de atividades físicas para idosos, são decisivos para o envelhecimento saudável e atuam nas áreas psicossociais, fisiológicas e físicas. Alguns deles são:
- Aumento da resistência através do trabalho do sistema cardiovascular e do fortalecimento muscular;
- Aprimoramento do equilíbrio;
- Fortalecimento do sistema esquelético, que abrange ossos, cartilagens, ligamentos e tendões;
- Auxilia no controle da pressão arterial;
- Melhora o ciclo de sono;
- Aumenta a interação social, consequentemente diminuindo o sentimento de solidão e as chances de doenças como a depressão;
- Combate ao estresse e a ansiedade;
- Diminui o risco de doenças como o mal de Alzheimer.
Não faltam opções para que o público da terceira idade possa optar pela atividade que mais lhe interessa.
Pilates para idosos, academias, espaços ao ar livre para a prática de exercícios, grupos de corrida e treino funcional são apenas alguns exemplos.
Apesar de existirem atividades mais indicadas para cada faixa etária, é possível tentar esportes de maior impacto, desde que acompanhados por instrutores responsáveis e que se tenha consciência dos próprios limites.
Mesmo com tantos pontos positivos, a prática de atividades físicas na terceira idade também carrega consigo seus riscos, exigindo, assim, consciência e moderação.
Apesar dos benefícios, é necessário tomar alguns cuidados em relação às atividades físicas na terceira idade.
É recomendado que os idosos procurem sempre uma avaliação médica, antes de iniciar uma rotina de exercícios e tenham instrutores supervisionando o tempo todo.
Para garantir que a atividade está sendo feita de maneira correta e que não ultrapassa sua a capacidade física.
Geralmente, são recomendadas atividades mais leves, como caminhadas, natação ou um curso de pilates para idosos, que não exigem muito esforço para mostrarem seus resultados e benefícios mas, mesmo essas exigem sabedoria.
Exagerar na carga pode trazer prejuízos ao corpo, por isso, é importante sempre ter consciência de suas limitações e solicitar o auxílio de supervisores.
Tomadas as precauções e tendo escolhido qual atividade se adapta melhor, resta desfrutar dos benefícios e obter o envelhecimento mais saudável possível.