Existem inúmeros processos e situações na engenharia que nem sempre podem ser vistos a olho nu. Isso significa que muitos produtos, máquinas e projetos funcionam de uma forma que muitas vezes a gente não consegue perceber: Apenas funciona!
Desta forma, existe um equipamento muito importante em meio a esse universo de engenharia que podemos chamar de válvula de retenção. E para entender mais sobre ela, continue lendo!
O que é uma válvula de retenção
Uma válvula de retenção nada mais é do que um tipo de equipamento capaz de liberar determinados fluxos em uma única direção sem que esses fluxos retornem à origem. Isto é, a válvula de retenção é responsável por levar líquidos e outros elementos em uma direção adequada para o correto funcionamento de um equipamento ou máquina industrial.
Entre as mais variadas válvulas de retenção, estão essas aqui:
- Válvula disco;
- Válvula horizontal;
- Válvula com portinhola;
- Válvula vertical;
- Válvula fundo do poço;
- Entre outras.
Todas elas são úteis e indispensáveis para sistemas diversos. Entenda mais a seguir.
Onde a válvula de retenção pode ser usada
A válvula de retenção é geralmente usada em processos industriais e maquinários hidráulicos – como sistemas a vapor. Desta forma, essa peça é de suma importância para garantir o correto funcionamento de um processo de liberação de vapor (exemplo), de forma que o vapor tenha apenas um único caminho para seguir. Ele não retorna ao ponto de origem.
Desta forma, as válvulas de retenção podem ser usadas de inúmeras formas diferentes, já que existem muitas no mercado. Portanto, o mais indicado é que você busque ajuda técnica e especializada para descobrir qual é a melhor oportunidade para o seu projeto. Assim ela poderá durar mais tempo e ter um aproveitamento melhor do ponto de vista de produtividade, segurança e performance.