O Pilates é, hoje, um dos exercícios mais procurados por aqueles que buscam melhorar a musculatura do corpo e torná-lo mais resistente ao mesmo tempo.
Esse tipo de exercício se segue como uma combinação de alongamentos e exercícios que utilizam o próprio peso do corpo, para que seja feito o trabalho.
A metodologia do pilates segue como uma forma de trabalhar toda a musculatura do corpo, com movimentos contínuos, porém, leves.
Não é necessário procurar por venda de equipamentos para academia quando se pretende se exercitar com esse método, inclusive.
Os benefícios desse exercício incluem melhorar a flexibilidade do corpo e também a força, podendo gerar equilíbrio e, também, tonificá-los.
Contudo, é importante ressaltar que o pilates não é um exercício que busca a exaustão muscular, que é o caso da musculação. Na realidade, o propósito dessa prática busca deixar o corpo e a mente, dos que praticam, mais revigorados.
Os benefícios do pilates
O criador do método, Joseph Pilates, idealizou para seus exercícios benefícios distintos, que podem melhorar a qualidade de vida.
O pilates como exercício, não é somente benéfico para a estrutura muscular do corpo; precisamos ressaltar que a prática desse exercício também tem impacto direto no psicológico humano, uma vez que auxilia também na diminuição do estresse e na queima de toxinas do cérebro.
A prática desses exercícios ajuda extremamente na concentração do ser humano, uma vez que, para ser realizado, o indivíduo precisa estar focado no momento, focado nas tensões de seus músculos e na flexibilidade de seu corpo.
Com isso esclarecido, também se entende que o pilates pode auxiliar pessoas com ansiedade e problemas de concentração.
Aliado a isso, é possível desenvolver melhor controle motor sobre o próprio corpo, relaxando seus músculos e os percebendo de outra maneira, mais renovada.
O pilates também auxilia no sistema respiratório do ser humano. A respiração durante essas práticas é feita de maneira profunda e concentrada, para ajudar o praticante a ter melhor noção do que está fazendo.
Mas se é preciso falar de um grande benefício, definitivamente, o modo como se pratica não agride, de qualquer forma, à musculatura.
Na Estação para musculação, geralmente, os exercícios que são repassados buscam a fadiga muscular, onde então ocorrem as dores por conta dos tipos de movimentos.
No pilates, por outro lado, a busca, em seus métodos, é por tornar os músculos tonificados sem que haja a agressão direta – não é a toa que ele é recomendado para mulheres gestantes.
É preciso dizer, contudo, que assim como a musculação, o exercício pode causar problemas à saúde se for realizado de maneira incorreta.
Por isso, independente se busca academia ou o pilates, é preciso ter acompanhamento de um profissional.
Praticar pilates em casa ou praticar em academias?
Os dois possuem seus contras e prós. A prática em casa vem se tornando, cada vez mais, uma alternativa atraente, isso porque muitas pessoas não se sentem confortáveis em ambientes de academia.
Algumas tendem a se sentir incomodadas por terem que dividir o Bebedouro industrial com 3 torneiras com pessoas suadas, por exemplo.
Para estas, estar dentro de um ambiente conhecido, somente consigo mesmo, é bem interessante.
Nesses cenários, as pessoas tendem a ficar mais relaxadas, podendo praticar de maneira mais assertiva seus exercícios. Vídeos de pilates, geralmente, são usados como forma de guia.
Alguns sites e canais nos meios de comunicação oferecem, também, vídeo-aulas, com direito a certificação legal, para os que pretendem lecionar sobre essas práticas.
O Curso de pilates online com certificado é feito comumente com a assinatura em sites específicos, semelhante a faculdades à distância, onde os alunos têm todo o controle de onde, como e quando vão assistir e praticar.
A academia, todavia, não é nenhum monstro.
Os ambientes de academia contam com profissionais especializados, que avaliam a condição física dos que pretendem se exercitar, e com base nessa análise podem gerar listas de exercícios que atendam melhor à carência da pessoa.
Além disso, estando em academia é bem mais fácil evitar lesões causadas por exercícios mal feitos, pois haverá um professor presente para designar a maneira correta de se exercitar.
Ainda no aspecto funcional, as academias também contam com outros equipamentos que, apesar de não serem obrigatórios para a prática do pilates, podem acelerar os resultados.