Para as pessoas que ainda não fizeram uma tatuagem, é difícil imaginar a sensação de agulhas perfurando a pele. Mesmo as pessoas que já passaram por essa experiência ainda têm dúvidas sobre onde dói mais fazer tatuagem.
Este é um fator a considerar antes de entrar em um estúdio, para que você saiba o que esperar.
Caso você pretenda fazer uma tatuagem e se perguntar onde dói mais fazer tatuagem e onde dói menos, nós temos o que você precisa. A seguir abordamos este assunto com mais detalhes.
Conheça os níveis de dor ao fazer uma tatuagem
Quase todo mundo tem dois lemas quando o assunto é tattoo: o que fazer e se vai doer. Todo e qualquer processo de tatuagem vai gerar alguma dor, seja ela branda ou muito dolorosa. A questão aqui é que quanto mais agulhas, menos você vai sofrer com as dores. Durante o processo de desenho da tatuagem, serão utilizadas três agulhas. Quando chegar a hora de preencher seu desenho, as agulhas usadas aumentam para oito. Assim, você pode sentir mais dor ao desenhar a tatuagem.
Se você já tem em mente o que deseja tatuar, essa é a hora de escolher um local. Com isso mente, elaboramos um mapa corporal mostrando onde dói mais fazer tatuagem e onde dói menos, veja:
Nível 1 de dor
Para as pessoas que vão fazer a sua primeira sessão de tatuagem ou possuem mais sensibilidade à dor, deve escolher os lugares onde doí menos fazer tatuagem. Nesse caso, é indicado escolher partes do corpo como o antebraço, coxas, lateral dos bíceps, ombro, bunda ou a panturrilha.
- Bíceps e tríceps: são regiões onde existem músculos que aliviam a dor. Não é uma regra, mas a primeira escolha para esse lugar é escrever tatuagens ou ter linhas bem finas;
- Coxas: as coxas possuem mais pele, assim como mais gordura e são uma área mais macia. Há menos danos à tatuagem devido ao menor impacto no processo de tatuagem, além de ser mais uma área mais fácil de ser trabalhada pelo tatuador;
- Ombros: este é um local bem comum para fazer tatuagens, tanto por oferecer uma melhor visibilidade quanto, por ser um local onde você sente menos dor. Por outro lado, a pele dessa área é a mais elástica e é puxada a cada movimento do braço. Portanto, a cicatrização pode demorar mais.
- Panturrilha: como se trata de uma área que apresenta muito músculo, a agulha penetra mais facilmente na pele;
Nível 2 de dor
Este é um nível de dor apresentado ao tatuar em locais onde a pele apresenta maior sensibilidade e delicadeza. Portanto, para tatuar essas áreas de seu corpo, é necessário possuir mais força de vontade e concentração. Estas áreas são: rosto, cabeça, clavícula, mãos, cotovelos, parte interna das coxas, peito e pescoço.
- Peito: esta é uma das áreas do corpo mais sensíveis, por causa da presença de órgãos vitais como o coração e os pulmões. Com isso, a dor pode ser mais intensa ao tatuar no local. Mas é importante destacar que a saúde desses órgãos não é afetada;
- Pescoço: para entender, basta pensar nos arrepios em todo o corpo causados no momento de estimular o pescoço. Isso é uma demonstração do quando a área é sensível, o que pode oferecer mais dores no momento de tatuar.
Além disso, é possível afirmar que os joelhos e cotovelos são partes onde você sentirá mais dores. Isso acontece porque os nervos estão bem próximos da parte superior da pele.
Nível 3 de dor
Este é o nível mais alto de dor, só os fortes passam por este nível e existem casos de pessoas que até desmaiaram. As regiões deste nível, possuem a pele mais fina e mais esticada, elevando o nível de dor ao máximo.
Além disso, essas são áreas que oferecem mais trabalho para cicatrização. Conheça as áreas onde dói mais fazer tatuagem: barriga (região do estômago), costelas, pés, joelhos, quadril, parte interna dos cotovelos, mamilos, lábios, axilas, virilha e genitais.
- Costelas: Como você já deve ter ouvido, as costelas são um dos lugares que mais fazem sucesso quando o quesito é nível de dor. Isso porque é uma área com mais osso e menos tecido adiposo, então o impacto é muito maior. Mesmo assim, continua sendo uma das partes do corpo preferidas das mulheres para se tatuar, tanto pela sofisticação do desenho quanto pela facilidade de “esconder” a tatuagem quando necessário;
- Pés: da mesma forma que acontece com as costelas, é muito osso para pouca pele. A área pode acabar sendo muito dolorosa, porém, geralmente é o inchaço que mais incomoda. Em parte dos casos, você ficar mancando por vários dias e não conseguir calçar sapatos muito fechados ou calçados apertados durante o processo de recuperação;
- Região íntima: existem terminações nervosas de muita sensibilidade nessa área, então a tatuagem dói mais. Além disso, é importante avaliar se você está preparado para esse tipo de problema, e considerar que a região apresentará um pouco se inchaço nos próximos dias após a sessão.
Por fim, vale ressaltar que essas regiões, normalmente, exigem que você volte mais de uma vez no estúdio para que o tatuador faça todos os retoques até o resultado esperado.
Apesar de tattoo ser conhecido, muitas pessoas, incluindo também quem já fez e quem ainda não tem tatuagem, têm dúvidas sobre se tatuagem é pecado ou não.
Conteúdo produzido pela equipe Voz da Notícia