Quem nunca colocou um projeto fitness na lista de promessas de ano-novo? O problema é que, entra ano e sai ano, muita gente não consegue sustentar esse hábito saudável na rotina.
Às vezes, até se matricula na academia e compra roupas de academia, mas quando vê, já desistiu.
Identificou-se com o parágrafo acima? Então, é bom lembrar que um projeto fitness é também um investimento na sua saúde.
Não se trata apenas de perder peso ou de uma preocupação com a aparência. Exercitar-se é recomendado para prevenir diversas doenças e também como cuidado de saúde mental.
A primeira boa notícia é: não é impossível. Afinal, muita gente consegue. A segunda é: fizemos uma lista com as dicas para dar os primeiros passos e para persistir na caminhada ao longo do ano.
Escolha bem
Matricular-se na academia mais próxima é uma opção, mas não é a única. Você faz parte do time dos que já tentaram várias vezes, mas não conseguiram ficar? Então, pode ser que essa não seja mesmo a melhor opção para você. Já pensou em fazer outros exercícios?
Sua atividade física pode ser:
- Luta;
- Jogo de futebol;
- Natação;
- Dança;
- Corrida;
- Ciclismo;
- Entre outros.
Escolher uma da qual você realmente goste aumenta — e muito — as chances de você continuar.
Faça uma avaliação física
Antes de se matricular para realizar uma atividade, é recomendado fazer uma avaliação física para saber se não há nenhuma contraindicação para a sua prática.
Isso evita lesões e outros contratempos de saúde que podem desestimular a vida fitness. Ano-novo também é hora de passar por um check up, de toda forma.
Incorpore na rotina
Um dos grandes segredos de quem consegue praticar exercícios regularmente é incorporar a prática na rotina. O horário pode ser aquele que melhor se encaixe na sua vida, mas é importante ser fixo, pelo menos duas ou três vezes na semana.
Seja realista
Se você adora dormir até tarde, pode não ser muito realista marcar para se exercitar logo no início da manhã, embora esse seja um bom horário para muita gente. Na hora de incorporar na rotina, pense no horário em que há menos chances de você desistir ou faltar.
Evite exceções
Para fazer de qualquer atividade um hábito, ela precisa, de fato, ser incorporada como prioridade no dia a dia. É claro que você pode faltar algum dia, mas o ideal é evitar ao máximo. Isso porque, geralmente, é nessas ausências que começa a desistência.
Considere ter um parceiro
Ter um parceiro para as práticas pode funcionar como um incentivo. Que tal combinar com aquele amigo ou familiar para começarem o projeto fitness 2023 juntos? Assim, ele não deixa você desistir e vice-versa.
Coma melhor
Não basta se exercitar. Faz parte de uma vida mais fitness planejar (e executar) uma alimentação mais balanceada, livre de ultraprocessados e rica em alimentos naturais, que são cheios de vitaminas.
Com essa mudança, você também vai ter mais energia e disposição para mexer o corpo.
Respeite o seu processo
Cada pessoa é única. Por isso, não faz muito sentido ficar se comparando a outras para atingir objetivos específicos, principalmente se eles forem estéticos.
O motivo principal do seu projeto fitness é ser mais saudável, e você já estará fazendo isso só ao sair de casa para se exercitar.
Também faz parte do respeito o seu processo aprender a reconhecer os limites do seu corpo. Assim, você saberá quando parar, quando precisa tomar água, quando é bom pegar mais leve, e assim por diante. Sabe como você faz isso? Com prática e atenção.