A boa saúde bucal não demanda apenas de tratamentos de clareamento e ortodontia, para ter um sorriso bonito e agradável é preciso ter saúde bucal que envolve sobretudo ter a boca saudável.
Além dos cuidados quanto ao uso do fio dental e da correta escovação, é imprescindível estar atento quanto ao surgimento de doenças gengivais. Reunimos os principais tópicos para maiores informações.
As doenças gengivais podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, e estão diretamente ligadas aos problemas de higienização dos dentes. As doenças gengivais também podem ser mencionadas como infecções gengivais, são problemas que antes de se tornarem mais graves, começam na gengiva.
O que são as doenças gengivais?
A gengiva consiste em um tecido epitelial que recobre os ossos maxilares, consiste na prática em uma proteção para os nossos dentes.
A tonalidade da gengiva pode variar de vermelho claro, a roxo ou rosa e integra o que chamamos de mucosa bucal.
São doenças gengivais ou doenças na gengiva alterações nesse tecido que pode eventualmente causar algum tipo de problema nos dentes, em suas raízes ou correlatos. Dentre as doenças gengivais mais conhecidas podemos destacar a gengivite e a periodontite.
O principal fator que pode desencadear o aparecimento de doenças na gengiva acaba sendo a ma higienização, o que prejudica não apenas a gengiva, mas também o esmalte dentário.
Como as doenças gengivais impactam sua vida?
Antes de conhecer um pouco mais sobre as doenças gengivais, se torna fundamentais conhecermos um pouco sobre como estas podem prejudicar a sua vida, comprometendo o seu dia a dia.
De maneira geral, as doenças gengivais podem comprometer o desempenho do paciente, e ter reflexos em suas interações sociais, autoestima, alimentação, sua qualidade de sono e também na fala, dentre outros.
Sim, as doenças gengivais são mais graves do que podem parecer em um primeiro momento e podem comprometer seriamente a saúde de seu portador.
Quando deixamos a higiene de nossa boca ineficiente, deixamos nosso organismo exposto ao excesso de bactérias e microorganismos que podem causar doenças que podem se alastrar para diferentes órgãos, como é o caso do sistema respiratório, circulatório, digestivo, etc.
Quais as doenças gengivais mais conhecidas?
Agora que você conheceu um pouco mais sobre a gengiva e a sua importância para nós, veja a seguir, algumas das principais doenças gengivais que podem acometer a sua boca.
Gengivite
A gengivite consiste sem sombra de dúvidas na doença na gengiva mais conhecida e pode ser entendia como o começo da doença periodontal. Os principais sintomas relacionados a sua manifestação consiste em vermelhidão e também sangramento, que pode ocorrer durante a escovação.
Há casos em que a gengivite ocorre quando o paciente se descuida quanto ao uso do fio dental, ou quando não faz por alguns dias o devido processo de escovação.
Periodontite
Se a gengiva não é tratada a partir do momento que apresenta uma gengivite, é possível que o quadro evolua para uma periodontite. As manifestações periodontais podem trazer sérias complicações para os pacientes e efetivamente comprometer a sua rotina.
A gengivite presente anteriormente pode acabar se espalhando, e com o passar do tempo, sem tratamento, atinga a região que fica coberta pela gengiva.
Periodontite avançada
A periodontite tem estágios que podem se desenvolver e chegar até o estágio avançado. Na periodontite avançada, o paciente começa a sofrer com perda óssea e os seus dentes estão severamente comprometidos. Nesse quadro, os nervos igualmente também podem estar envoltos no processo inflamatório.
Vale mencionar sobre a periodontite avançada que a perda dental acaba sendo apenas um dos seus múltiplos desenvolvimentos. O paciente com esse quadro tem sérios riscos de desenvolver doenças do sistema respiratório, circular ou digestivo.