O equipamento de ar mandado é um aparelho que tem o intuito de realizar a filtragem do ar que é derivado de uma linha de ar comprimida usada em sistemas de respiração.
Este aparato é empregado em espaços bastante reduzidos ou ambientes confinados, além de ser utilizado também em ambientes que estejam contaminados por agentes mecânicos ou químicos.
O kit ar mandado também é conhecido pelo nome de cavalete filtrante.
Esse equipamento promove a distribuição do ar conforme a quantidade de usuários de uma mesma linha de ar, podendo-se adequar perfeitamente às demandas de diferentes segmentos industriais.
O sistema de ar mandado para espaço confinado acaba sendo voltado à proteção individual em locais contaminados pela presença de aerodispersoides.
Vapores tóxicos e/ou gases, em serviços de limpeza, deficiência de oxigênio, manutenção, inspeção, silos, solda em tanques, construção civil, poços de inspeção entre outras diversas aplicações.
O conjunto de ar mandado conta com um umidificador que possui regulagem manual para a saída de água, oferecendo maior conforto na respiração de seu utilizador.
Ainda conta com um sistema de distribuição que se dá através de engates rápidos de suporte em aço e trava dupla, permitindo que possa ser fixado em paredes com segurança e facilidade.
O equipamento opera com pressão mínima de 2bar e alcança pressão máxima de 10bar. Suas conexões são fabricadas em tubos rígidos e inoxidáveis, além de estar disponível em duas configurações diferentes, sendo elas a de 3U, que pode ser usada por até três usuários, e a 4U, voltada para a utilização de até quatro usuários.
O equipamento ainda é desenvolvido com alta tecnologia, sendo com o que há de mais moderno no mercado de equipamentos de proteção respiratória.
Utiliza-se o filtro ar comprimido parker para garantir o processo de retenção e separação dos contaminantes existentes em um fluido, seja ele líquido ou gasoso.
Os principais objetivos para sua utilização no meio industrial é a clarificação de produtos, clarificação de líquidos, padronização de produtos, controle microbiológico, controle de contaminação, reciclagem de líquidos e sólidos, retenção de contaminantes e manutenção das propriedades desejadas do produto.
Para o processo de filtração, por exemplo, se faz necessário que o fluido, o meio filtrante e o contaminantes tenham compatibilidade.
Locação de ar mandado
Com a preocupação para atender à demanda de indústrias e prestadores de serviço, diversas empresas acabaram investindo em linhas completas de equipamentos para locação.
Desde máscaras autônomas, mangueiras de conjunto de ar mandado, painel filtrante e outros diversos equipamentos como carrinho de suprimento de ar e unidades móveis de ar respirável.
A locação de equipamentos de ar mandado contém diversas vantagens quando comparada à compra, sendo elas:
- Economia de investimento em aparatos que serão utilizados em curtos períodos
- A locação possibilita que o empresário foque em investimentos na sua atividade
- Zero custo em manutenção do aparelho
- Máxima produtividade
- Entrega do equipamento em tempo mínimo para o início da obra
- Os itens são entregues sob medida para a demanda necessária
- Permite que o cliente teste os aparelhos antes de comprá-los
- Podem ser entregues com treinamento dedicado
- Possui melhor custo-benefício
- A entrega dos aparatos adequados fica por conta da locadora
Filtros e reguladores de pressão
O filtro para rede de ar comprimido tem o intuito de proteger dispositivos pneumáticos de danos causados por diversos agentes contaminantes que acabam incluindo partículas de lubrificantes que são ejetadas através dos compressores de ar, pequenas gotas de água ou aerossóis além de partículas de sujidade.
Para que o tamanho adequado do filtro para aplicação seja corretamente selecionado para aplicação, deve-se determinar a queda de pressão máxima que se á permitida, podendo ser esta causada pelo filtro.
A queda da pressão pode ser determinada a partir de referências às curvas de fluxo que são fornecidas por seu fabricante, que oferecem gráficos de características de fluxos de seus produtos afim de auxiliar na escolha do regulador correto.
Estes reguladores de pressão tendem a reduzir e controlar as pressões dos fluidos nos sistemas de ar comprimido.
O regulador de pressão tem a função de manter certa pressão de saída constante, independentemente das variações na pressão de entrada e nos requisitos do fluxo à jusante.
Em prática, A pressão da saída acaba sendo influenciada até certo ponto devido às variações de fluxos primários e pressão existente.