Vitamina K2 onde encontrar? Essa pergunta te parece difícil? Não se preocupe, pois a seguir vou te apresentar uma lista dos alimentos mais importantes que contêm vitamina K2. A vitamina K2 é uma vitamina lipossolúvel e, portanto, faz parte do grupo das vitaminas A D e E.
A vitamina K2, obtida de fontes microbianas e também encontrada sob o nome menaquinona-7 (MK-7), é uma vitamina lipossolúvel que pertence ao grupo das filoquinonas.
A vitamina de uma fonte microbiana é a principal responsável pelos processos metabólicos centrais do corpo.
Por outro lado, a vitamina K2 é formada por bactérias intestinais e outros microrganismos. É absorvido diretamente pelas células intestinais e tem um impacto em nosso corpo.
A vitamina também protege contra o câncer. Normalmente, seu corpo adquire vitamina K2 suficiente por meio da ingestão alimentar normal.
No entanto, devido a doença ou aumento da vitamina D3 ou ingestão de cálcio, pode ocorrer uma deficiência de vitamina K2.
Mais precisamente, as vantagens são:
- Manutenção de funções corporais importantes;
- Proteção contra doenças;
- Regulação do nível de cálcio no sangue;
- Controle da coagulação do sangue.
Também é importante notar que a vitamina K2 ajuda a combater a osteoporose. Uma questão extremamente importante, especialmente para mulheres com idade avançada.
Formas da vitamina k
As principais formas de vitamina K são vitamina K1 e vitamina K2. A vitamina K1 ou filoquinonas é encontrada em vegetais verdes, como espinafre ou brócolis. É importante para a coagulação do sangue.
Seu local de ação é o fígado. Aqueles que comem muitos vegetais verdes, bem como apostam em uma dieta equilibrada são bem supridos com vitamina K1.
O corpo pode convertê-lo em vitamina K2 (menaquinona), mas não é muito eficiente.
Nossas bactérias intestinais também produzem vitamina K2, mas o corpo não a utiliza. Para se beneficiar dos benefícios de saúde da vitamina K2, precisamos consumi-la com alimentos.
Ocorrência de vitamina k2 em alimentos
A vitamina K2 é particularmente abundante no produto de soja natto, que está regularmente sobre a mesa no Japão.
Além disso, queijo, produtos lácteos fermentados, gema de ovo, manteiga, fígado de aves, peito de aves, salame e chucrute fornecem alguma vitamina K2.
A recomendação de ingestão de 0,5-1 µg de vitamina K2 por kg de peso corporal, estabelecida por especialistas, raramente é alcançada pelos europeus.
As principais fontes de vitamina K2
São várias as fontes de vitamina K2, podemos citar as mais conhecidas. São algumas delas:
- Natto: 1103,4 microgramas;
- Patê de fígado de ganso: 369 microgramas;
- Queijo: 76,3 microgramas;
- Requeijão: 56,5 microgramas;
- Gema de ovo: 15,5 microgramas;
- Manteiga: 15 microgramas;
- Fígado de galinha (cru): 14,1 microgramas;
- Fígado de galinha (frito): 12,6 microgramas;
- Queijo Cheddar: 10,2 microgramas;
- Salsa: 10 gramas;
- Cebolinha: 15 gramas;
- Espinafre: 20 gramas;
- Couve de Bruxelas: 25 gramas;
- Cogumelo: 400 gramas.
A vitamina K2 também é encontrada em alimentos como leite, frango, feijão, alface, tomate e ervilha. Os alimentos que contêm vitamina K também devem ser armazenados longe da luz, caso contrário, o conteúdo de vitaminas diminuirá.
Basicamente, você pode diferenciar entre dois tipos diferentes de extratos de vitamina K2:
- Vitamina K2 de origem animal;
- Vitamina K2 de uma fonte microbiana.
Devido às diferentes origens dos extratos e à sua preferência ou dieta, um certo tipo de preparação de vitamina K2 é melhor para você.
A vitamina de origem animal é a principal responsável pelos processos metabólicos centrais do corpo. Se você sofre de uma deficiência de vitamina K2, as preparações são ideais como um suplemento dietético. Extratos de fontes animais são bem absorvidos pelo organismo devido a sua estrutura química.